Aeroporto de Guarapari (ES) pode ter operações suspensas por irregularidades

Aeroporto de Guarapari – Imagem: Google Earth

O Aeroporto de Guarapari (ES), situado na famosa Praia do Morro, corre risco de ter suas operações de pouso e decolagem suspensas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) devido à falta de cercamento no entorno do aeródromo, entre outros problemas.

Segundo informações do Tribuna Online, a administração do aeroporto, que é realizada pela prefeitura do município, foi notificada sobre a situação no dia 27 de abril por meio de um relatório.

No dia 01 do mesmo mês, o órgão do Ministério da Infraestrutura realizou uma inspeção no local e constatou a falta de barreira, esclarecendo a importância do item, que evita a entrada de animais e pessoas não autorizadas nas áreas operacionais, prevenindo que incidentes aconteçam.

Além disso, a ANAC constatou balizamento inoperante e defeitos na superfície da pista de pousos e decolagens.

Saguão do Aeroporto de Guarapari (ES) – Imagem: Governo do Estado do Espírito Santo

No documento recebido pelas autoridades do aeroporto, o Relatório de Inspeção Aeroportuária (RIA) indica que o aeródromo possui 30 dias (a partir do recebimento do relatório) para divulgar à agência as ações que estão sendo tomadas para a correção das irregularidades. Caso essa resposta não seja enviada à ANAC, uma das ações possíveis por parte do órgão é a suspensão de operações no aeroporto, além de multa.

O vereador da cidade de Guarapari, Rodrigo Borges (Republicanos), que tem como uma de suas bases eleitorais a área do aeroporto da cidade, denuncia à imprensa a situação precária do local: “Aqui na rua Aliança, que faz divisa com o aeroporto municipal, tem o que resta de um alambrado, o que não impede a passagem de animais e até pessoas. É um perigo isso. As pessoas podem entrar aqui a qualquer momento e de qualquer forma. Passa avião o tempo todo, e as crianças ficam correndo esse perigo”.

O aeroporto já chegou a receber voos da Azul Conecta para Belo Horizonte (MG), mas não prossegue mais com a rota.

Leia também:

Arthur Gimenes
Arthur Gimenes
Foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e colaborações na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias

PATI 2025 deverá impulsionar voos internacionais com foco no Nordeste e...

0
A iniciativa prevê a realização de parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos e realizará editais regionalizados.