O Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos (SP), também conhecido como Aeroporto Internacional de São Paulo, deverá ganhar mais um centro de manutenção de grandes aviões comerciais.
A informação foi dada pelo prefeito de Guarulhos, Guti Costa. Em um vídeo publicado em rede social, o governante da cidade afirma que a norte-americana United Airlines investirá R$ 1,3 bilhão para a construção.
Ele afirma que o empreendimento vai gerar 500 empregos diretos, além de 800 empregos temporários na fase de construção do complexo de hangares.
Em uma imagem apresentada no vídeo, nota-se que a previsão é de que serão construídos 4 grandes hangares. O local escolhido é o final do aeroporto, próximo à cabeceira 28R, onde hoje fica localizada uma pequena área com aviões abandonados.
A United Airlines possui, atualmente, quatro voos diários no Aeroporto de Guarulhos, de/para Chicago, Houston, Newark e Washington DC, que chegam no período da manhã e permanecem parados durante todo o dia, pois as decolagens ocorrem somente no final da noite. Assim, um centro de manutenção no local permitirá aproveitar esse longo tempo para a realização de intervenção programadas e corretivas de manutenção.
Apesar do anúncio do prefeito, a companhia aérea não confirma que já esteja tomada a decisão de instalação do Centro de Manutenção. Em nota, a United afirma: “Em julho de 2022, a United Airlines arrendou um espaço no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (GRU), e está atualmente avaliando seu potencial para a construção de um hangar. Mais informações serão fornecidas conforme o avanço do projeto.“
Vale lembrar que o mais movimentado aeroporto da América do Sul já conta com dois outros grandes centros de manutenção, das empresas LATAM e American Airlines.
Além de Guarulhos, a United Airlines também possui um voo diário entre Houston e o Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro, onde já possui um centro de manutenção, inaugurado no meio do ano passado.