Início Aeroportos

Aeroporto de Gurupi (TO) passa a ser prioridade da Infraero, garante presidente da companhia

Aeroporto de Gurupi – Imagem: Governo de Tocantins

Na manhã da última terça-feira (20), a Prefeitura de Gurupi oficializou, durante uma solenidade, a transferência da gestão do Aeroporto Comandante Jacinto Nunes à Infraero pelos próximos 12 meses a partir de 1º de julho.

Na cerimônia, a prefeita do município tocantinense, Josi Nunes, entregou simbolicamente a chave do aeroporto ao presidente da Infraero, Rogério Barzellay, marcando o início de uma nova fase para a infraestrutura aeroportuária do município.

A parceria entre a Prefeitura e a Infraero visa a promover melhorias na estrutura, operação e serviços oferecidos no Aeroporto de Gurupi. O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, garantiu durante sua fala no evento que o equipamento passa a ser prioridade na companhia.

A ideia da Infraero é realmente trazer para Gurupi de novo o que nunca deveria ter perdido. Gurupi já movimentou mais de mil e seiscentas aeronaves por ano. Hoje esse número está reduzido, mas a ideia é que nós possamos somar com a Prefeitura, com a população, com todos os envolvidos nesse assunto para que tenhamos rapidamente a viação comercial de volta e o aeroporto operando”, frisou Barzellay.

Sobre investimentos e estruturação, o presidente da Infraero explicou que o primeiro passo será fazer um diagnóstico, para que a empresa possa investir no aeroporto o mais rápido possível.

A primeira etapa do nosso contrato assumindo a gestão e operação é exatamente fazer um diagnóstico, um planejamento em cima disso e a diretriz do presidente Lula, tanto quanto do nosso ministro Márcio França, é do fortalecimento dos aeroportos regionais, que são fora de capitais e do litoral. E o de Gurupi certamente estará entre eles e com esse diagnóstico a ideia é que a gente traga realmente os investimentos necessários para que possamos voltar a ter um aeroporto pujante”, afirmou.

A prefeita Josi Nunes destacou que foram dois anos e meio de análises e tratativas até a efetivação da parceria com a Infraero e que, esse evento, é um marco para o desenvolvimento regional.

A Infraero tem vasto conhecimento e expertise nesta área. Eles vão gerir tudo. Queremos que nosso aeroporto seja de ponta no Tocantins. E minha função, enquanto prefeita, será fazer essa mediação entre a Infraero e o Governo Federal para que possamos gradativamente adquirir os recursos para o desenvolvimento do nosso aeroporto. Nosso sonho e principal objetivo é proporcionar voos comerciais em Gurupi. Mas o primeiro é estruturar o aeroporto e viabilizar os projetos”, disse.

O contrato

Os serviços a serem prestados pela Infraero incluem a gestão administrativa e operacional do aeroporto, com o gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao seu funcionamento e o atendimento aos requisitos estabelecidos nas legislações vigentes.

A Companhia ficará responsável pela realização de fiscalização operacional, vistorias e inspeções bem como por atividades de segurança aeroportuária, meio ambiente, manutenção preventiva, comerciais e financeiras, Tecnologia da Informação (TI), entre outras. O prazo para prestação dos serviços é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período até o limite de 60 meses.

O valor total pela concessão é de R$ 2.015.229,48 e foi viabilizado pela Senadora Professora Dorinha, que foi representada no evento pelo seu esposo, Fernando Rezende. O pagamento será feito em parcelas de R$167.935,79 e todo o recurso que for arrecadado mensalmente na operação do aeroporto é do Município e será utilizado para abater neste valor, sendo que a Prefeitura pagará somente a diferença.

Informações da Prefeitura de Gurupi

Leia mais:

Sair da versão mobile