Aeroporto de Istambul é “invadido” por um milhão de pessoas em apoio à Palestina

Cerca de um milhão de pessoas, segundo a imprensa turca, se reuniram em Istambul, no Aeroporto Internacional de Atatürk, neste dia 28 de outubro, em uma grande manifestação organizada pelo Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) para demonstrar apoio à Palestina.

Líderes de diversos setores, incluindo o presidente Erdogan, representantes políticos, funcionários do Estado e integrantes da mídia, artes, esporte e cultura se juntaram ao protesto.

O objetivo da manifestação era denunciar as ações israelenses na região, evidenciando a solidariedade com o povo palestino. Em seu discurso, o presidente do AKP e também líder da nação turca, Recep Tayyip Erdoğan, condenou as potências ocidentais pela “postura de omissão frente ao massacre promovido pelas forças israelenses em Gaza”.

Erdoğan declarou aos centenas de milhares de apoiadores presentes no comício que o Ocidente é o principal culpado pelo que acontece em Gaza, chamando a atenção para a violência e opressão promovidas pelo exército israelense, segundo informou a agência estatal turca Anadolu.

O protesto contou ainda com a participação de líderes políticos da Aliança Nacional, como Devlet Bahçeli do Partido do Movimento Nacionalista (MHP), Mustafa Destici do Grande Partido da União (BBP), entre outros.

Este evento representou a primeira reunião da Aliança Popular desde as eleições realizadas em maio deste ano, reunindo líderes de diferentes partidos. A manifestação também serviu como uma chamada por ações imediatas para garantir a segurança e direitos do povo palestino. O vídeo abaixo mostra um pouco desta mobilização.

O aeroporto Ataturk hoje é utilizado apenas para voos executivos, militares e alguns especiais de carga. Todos os voos de passageiros que ali operavam foram transferidos para o novo aeroporto de Istambul.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias