A partir de domingo, 15 de setembro, Joinville receberá uma exposição interativa com as obras de Clarice Lispector. A ação realizada pelo Instituto CCR, com apoio do Aeroporto de Londrina, trará para a cidade o “Caminhão de Histórias – Que Mistérios tem Clarice”, um caminhão-baú de 15 metros, inspirado nas literaturas infanto-juvenil da escritora.
O caminhão ficará na cidade, no estacionamento do Museu de Arte de Joinville, até o dia 17 de setembro, das 10h às 17h, com visitação livre. Para visitas de grupos e alunos de escolas públicas e privadas, serão reservados os horários das 10h às 12h e 15h às 17h.
A mostra oferecerá atividades gratuitas e reflexões sobre o universo lúdico criado por Clarice Lispector, explorando histórias que envolvem jovens leitores e despertam curiosidade sobre sentimentos e emoções. Entre as obras que ilustram a Casa que Anda, estão: “A Vida Íntima de Laura”, “O Mistério do Coelho Pensante” e “A Mulher que Matou os Peixes”.
“Para nós, da CCR Aeroportos, é sempre uma alegria oferecer atividades culturais para a comunidade. Pode ser a oportunidade perfeita para que essas obras sejam apresentadas para crianças, adolescentes e outras pessoas que apreciam a leitura. A população está convidada para visitar essa ótima iniciativa”, disse Elisangela Bastos, gerente do Aeroporto de Joinville.
Exposição interativa
O Grupo CCR, a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil e que administra o Aeroporto de Londrina por meio da CCR Aeroportos, levará a exposição para oito estados brasileiros até novembro. O Instituto CCR está investindo R$ 1 milhão no projeto, reforçando a sua posição como uma das principais promotoras de cultura e educação no Brasil.
O interior do caminhão foi recriado para refletir a residência da autora, proporcionando atividades educativas como leitura, oficinas criativas e o uso de máquinas de escrever, todas conduzidas por educadores especializados. O exterior é decorado com ilustrações de Mariana Valente, neta de Clarice, que retratam diversos aspectos da vida da autora.
Essas imagens incluem cidades e países onde Clarice viveu, como Recife, Rio de Janeiro, Pisa, Genebra e Washington, além de cenas da escritora cercada por crianças, jardins e animais.
“Este projeto ajuda a consolidar o propósito do Instituto CCR de promover cultura e educação em todo o Brasil, contribuindo para a mobilidade social. Levar as obras de uma das autoras brasileiras mais renomadas mundialmente, que escreveu inúmeras histórias dialogando com jovens leitores, busca despertar neste público curiosidades sobre seus próprios sentimentos, emoções e outras reflexões. Além disso, reforça as nossas ações de apoio a diversos festivais literários no País”, afirma a diretora-executiva do Instituto CCR e de Sustentabilidade, Inovação e Responsabilidade Social do Grupo CCR, Renata Ruggiero.
Informações da CCR Aeroportos