Aeroporto de Las Vegas muda de nome para retirar homenagem a político antissemita

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto de Alan Wilson via Flickr (CC)

O conselho de representantes do condado de Clark (equivalente a uma câmara de vereadores) aprovou, no dia 16 de fevereiro, a alteração do nome do Aeroporto Internacional McCarran, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A mudança atende aos desejos de quem via no nome do principal aeroporto da região uma homenagem a um político de extrema-direita da primeira metade do século passado.

Patrick Anthony McCarran (1876-1954) foi senador pelo estado de Nevada entre 1933 e 1954. A homenagem com seu nome no aeroporto se deve a sua contribuição para a aviação nacional. McCarran lutou pela criação da primeira agência de aviação civil dos EUA e foi autor da Lei da Aeronáutica Civil de 1938, que estabeleceu o papel do governo federal na supervisão da aviação. O senador também foi um dos maiores incentivadores da autonomia da Força Aérea do país durante o pré-guerra.

No entanto, no período, notabilizou-se pelo forte posicionamento anticomunismo, contra imigração e antissemita. Também deu, à época, polêmicas declarações de simpatia a ditadores de extrema-direita da Europa e tinha fortes críticas ao presidente Franklin Roosevelt, embora ambos fossem do mesmo partido, o Democrata.

A partir de agora, o terminal passa a se chamar Aeroporto Internacional Harry Reid. O novo homenageado também foi senador pelo estado de Nevada, cargo que ocupou por 30 anos até se aposentar em 2016. Durante seus mandatos, se tornou um dos políticos mais influentes do país, ocupando a liderança do partido Democrata no Congresso norte-americano.

De acordo com a agência Associated Press (AP), a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, em inglês) informou que vai tomar as medidas necessárias para processar a mudança de nome antes de reconhecê-la oficialmente. O processo deve demorar alguns meses.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Maiores companhias aéreas chinesas conseguiram reduzir suas perdas em 2023

0
As maiores companhias aéreas chinesas conseguiram reduzir significativamente suas perdas em 2023. O valor total caiu para 13,4 bilhões