Aeroporto de Lima: segunda pista e nova infraestrutura começam a operar em abril

Em um comunicado à imprensa, o Ministério de Transportes e Comunicações do Peru anunciou que a nova infraestrutura do Aeroporto Internacional Jorge Chávez (LIM) de Lima começará a operar em 1º de abril.

A chefe do órgão administrativo, Paola Lazarte, anunciou a assinatura de um acordo com a Lima Airport Partners (LAP), empresa gestora do terminal aeroportuário, que estabelece que as operações da nova torre de controle e da segunda pista comecem a partir desse dia, relata o Aviacionline.

De acordo com os últimos dados fornecidos pelo ministério, as obras da nova torre de controle, de 65 metros de altura, e a construção da segunda pista já foram concluídas e estão em fase de implantação. Portanto, eles estão praticamente prontos para começar a operar no curto prazo.

Por outro lado, a construção do novo e único terminal de passageiros registra um avanço de 24%. Terminadas as obras, o terminal terá três setores: um exclusivo para voos nacionais, outro para voos internacionais e um terceiro para tráfego misto. O prédio deve ficar pronto para receber os primeiros passageiros em janeiro de 2025.

O objetivo das obras de remodelação é aumentar a capacidade, otimizar a segurança operacional e melhorar o serviço aos diferentes operadores aeroportuários. As duas pistas e as dez posições de monitoramento de tráfego aéreo na nova torre de controle permitirão o gerenciamento de até oitenta operações aéreas por hora.

Segundo projeções, o Aeroporto Internacional Jorge Chávez poderá dobrar sua capacidade operacional a cada hora e receber até trinta milhões de passageiros por ano até 2025.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Após pedido de 4 Airbus A350F em 2021, CMA CGM agora...

0
Apesar de não ter havido nenhuma divulgação da Airbus sobre uma nova venda do A350F, a divisão aérea CMA CGM AIR CARGO comunica que espera