Aeroporto de Madri está fechado há quase 24 horas por causa da Filomena

A tempestade de neve Filomena causou o fechamento por 20 horas do Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri, trazendo caos à capital espanhola. O tuíte abaixo, publicado no perfil @leovigilante dá um pouco mais de contexto (espere carregar).

Nas últimas horas, caiu quase meio metro de neve, uma nevasca que é a mais forte desde a década de 1960. O tempo ruim pegou de surpresa os “madrileños”, que não estão acostumados com clima tão severo na cidade, que tem um clima quente na maior parte do ano.

Segundo o aplicativo FlightRadar24, o último pouso no aeroporto foi às 20h47, horário local de sexta-feira (8), quando eram 16h47 no horário de Brasília, desde então mais de 60 voos foram desviados. Logo, tal período chegará a um dia com o aeroporto completamente fechado.

Iberia – Divulgação

A Iberia, maior operadora do aeroporto e principal companhia aérea da Espanha, informou aos passageiros que não é para se deslocarem ao Aeroporto de Barajas, já que nenhum voo está saindo ou chegando.

A empresa também informou que está mudando sua política de remarcação, tirando as taxas para os passageiros que têm voos neste final de semana e que queiram utilizar a passagem para voos entre o dia 11 de janeiro e 20 de março. Ao todo, são pelo menos 2.900 passageiros afetados, sendo que 10 voos foram desviados para Barcelona, seis para Málaga e um para Valência.

Outros cinco voos internacionais vindo da América Latina e que estão a caminho de Madri serão desviados para as Ilhas Canárias. São os voos que decolaram de Bogotá, Cali, Quito, Havana e Santo Domingo.

Voos do Brasil para Madri

Antes da pandemia, a rota São Paulo – Madri era a intercontinental com maior concorrência no Brasil, com voos da Air Europa, Air China, Iberia e LATAM. Com a crise, a Air China suspendeu o voo, que tinha continuidade para Pequim, mas as outras empresas aéreas já restabeleceram parcialmente a rota.

Segundo o GRU Airport, o voo Air Europa UX48 de hoje está cancelado, assim como da LATAM 8064 de amanhã. A Iberia com seu voo IB6824 do dia 10 ainda não consta como confirmado ou cancelado, e se recomenda procurar a empresa aérea para uma informação mais precisa.

O voo IB6824 que partiu ontem à tarde de São Paulo e chegaria às 6h da manhã em Madri, teve que ser desviado para Málaga. Já todos os voos saindo para São Paulo, assim como todos os outros, estão suspensos segundo a AENA, operadora do Aeroporto de Barajas.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Elon Musk decola rumo ao Brasil em seu jatinho de 66...

0
O bilionário Elon Musk embarcou em seu jato Gulfstream G650ER, rumo ao Brasil, na noite desta quinta-feira (19), a fim de que o magnata