Início Aeroportos

Aeroporto de Manaus instala mantas de isolamento para conforto térmico nos ambientes internos

Foto: Aeroporto de Manaus

Durante três meses, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), passou por uma ampla reforma visando a melhoria da ambiência térmica e eficiência energética para oferecer mais conforto aos usuários. De outubro de 2022 até meados de janeiro deste ano, cerca de 23 mil metros quadrados de mantas térmicas produzidas pela 3TC Isolamento, empresa mineira especialista em soluções na área de climatização, foram instaladas abaixo da cobertura do maior aeroporto da região Norte.

A cidade de Manaus atinge elevadas temperaturas ao longo do ano, principalmente entre os meses de agosto e novembro, com temperatura média acima de 33°C. O mês mais quente costuma ser setembro, quando atinge máxima de 33°C e mínima de 25°C, em média, podendo ultrapassar os 39°C, com sensações térmicas que superam 42°C.

“Essas condições climáticas fizeram com que a concessionária responsável pela gestão do aeroporto decidisse utilizar a tecnologia 3TC para reduzir os impactos negativos do calor, proporcionando, assim, melhor climatização para os ambientes internos e mais conforto térmico para todos os usuários e colaboradores do local”, afirma Ricardo Valentini, CEO da 3TC Isolamento.

De acordo com ele, a utilização do sistema de isolamento térmico 3TC resulta em maior eficiência energética devido à redução significativa de carga térmica proveniente da cobertura para o ambiente interno, o que consequentemente reduz o consumo energético dos aparelhos de climatização. O método de instalação foi realizado acima da estrutura de forro e abaixo da estrutura das telhas, o que possibilitou a continuidade das atividades do aeroporto, evitando impactos, interferências ou paralisações no local.

“O sistema de isolamento térmico funcionou como uma barreira entre a cobertura metálica e o ambiente interno do aeroporto, reduzindo drasticamente a carga térmica por radiação. A versatilidade das mantas possibilitou a fixação acima da estrutura de forro, sem interferência nas demais instalações elétricas e tubulações”, explica Ricardo.

O CEO também destaca que, além de atuar no controle das três formas de transferência de calor – radiação, convecção e condução -, as mantas e painéis utilizados contribuem com a sustentabilidade do projeto pois são materiais atóxicos, resistentes à umidade, não cancerígenos, não propagam mofo, não propagam chamas, não emitem fumaça tóxica e nem causam irritabilidade no manejo do material.

“Nos orgulhamos de fazer parte do maior aeroporto da Amazônia. Seguiremos com nossa missão de revolucionar os conceitos de isolamento por meio de inovação tecnológica, proporcionando versatilidade, eficiência e responsabilidade ambiental”, afirma.

As medições realizadas durante a obra revelam resultados significativos. No saguão de embarque, uma das áreas mais frequentadas do aeroporto, de uma temperatura de 34,6°C antes da aplicação das mantas térmicas 3TC, a sensação térmica caiu para 28,1°C, o que equivale a uma redução de 6,5°C. A média de redução foi de 16°C em temperatura de superfície, levando-se em consideração todas as diferentes localidades de instalação do projeto. A reforma foi realizada em 90 dias.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados”, afirma o engenheiro mecânico Ricardo Cerri, especialista em eficiência energética e responsável pela gestão do projeto pela administradora do Aeroporto Internacional de Manaus. “Estimamos o retorno do investimento em menos de 3 anos, devido à economia de energia proporcionada pelo sistema de isolamento térmico 3TC”, completa.

Cerri conduziu estudos técnicos e fez análise comparativa com software para avaliar vários materiais disponíveis no mercado. Após levantamento, concluiu que a tecnologia 3TC proporcionaria o melhor desempenho térmico para o projeto. De acordo com os estudos conduzidos por ele, a aplicação do sistema de isolamento térmico reduzirá o consumo anual de energia do aeroporto em 1.116.997kw/h.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.