Início Aeroportos

Aeroporto de Maricá, no Rio, pretende ter um grande centro de manutenção de helicópteros da Leonardo

Imagem: Divulgação / Prefeitura de Maricá

A Prefeitura de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, informa que o Aeroporto Laélio Baptista esteve representado na LABACE, a grande conferência de aviação executiva da América Latina, realizada na semana passada, entre os dias 8 e 10 de agosto, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

“Participar da LABACE é uma maneira de mostrar os nossos projetos e a intenção de continuar crescendo, fazendo com que o Aeroporto de Maricá traga mais desenvolvimento para a nossa cidade”, disse o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR), Hamilton Lacerda, durante o evento.

Em sua 18ª edição, a Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (LABACE 2023) recebeu as principais fabricantes de aeronaves do mundo, os principais fornecedores e prestadores de serviço do setor aeronáutico, além dos proprietários de aeronaves, entusiastas e autoridades.

Hamilton Lacerda relembrou que não é a primeira vez que a Codemar e a equipe do Aeroporto de Maricá participam do evento. Agora, porém, o cenário é bem diferente.

“Hoje o nosso aeroporto tem aumentado as suas atividades e a competitividade, principalmente no mercado de óleo e gás. Por isso, estamos aqui fazendo contato com várias empresas que atuam nesse setor offshore”, disse o presidente da Codemar.

Para a diretora de Operações da Codemar, Marta Magge, essa edição marca um momento histórico no aumento de operações do Aeroporto de Maricá e para os parceiros Líder, Omni Táxi Aéreo e Azul Conecta. A Azul vai começar a operar em Maricá em janeiro de 2024.

“É um prazer estar aqui representando e fechando negócios de grandiosidade que estão vindo para a cidade de Maricá”, comemorou Marta.

Futuras parcerias

Durante o evento, Hamilton Lacerda visitou o estande da empresa Leonardo, já parceira da companhia, e abordou futuros empreendimentos.

“Estamos discutindo a possibilidade de montar, em nosso aeroporto, um grande centro de manutenção e capacitação. Não só para atender os AW, que são os helicópteros da Leonardo, mas também para fazer manutenção em alguns equipamentos mecânicos, motores e da parte eletrônica embarcada”, explicou.

“Com isso, também temos o objetivo de capacitar os nossos jovens para poder disputar esse mercado de trabalho tão valoroso”, finalizou Lacerda.

Em 2020, a Codemar e a Leonardo anunciaram uma joint venture voltada para projetos nas áreas de aviação, comunicação e segurança. Pelo documento assinado, a nova companhia envolve a Codemar – autarquia que é o braço técnico da Prefeitura de Maricá – com 49% de participação, cabendo à Leonardo os 51% restantes.

O documento prevê a implantação de uma base da Leonardo, o principal conglomerado de tecnologia, aviação e segurança da Itália, baseada no aeroporto do município. Além disso, prevê a instalação na cidade – a cargo da Telespazio, empresa que integra o conglomerado italiano – de um teleporto, composto por 30 antenas, para operações de comunicação via satélites de baixa órbita.

Sair da versão mobile