Aeroporto de Maringá receberá estrutura para geração de energia fotovoltaica

Imagem: Andyre Iore / Prefeitura de Maringá

A Prefeitura de Maringá informa que, como parte de seus projetos que caminham para torná-la uma smart city com uma gestão sustentável, o Aeroporto de Maringá prepara a instalação de painéis de energia fotovoltaica para trocar o sistema de energia elétrica no local.

O projeto proporcionará uma economia de aproximadamente 80% dos R$ 100 mil, em média, que são pagos da conta de luz mensalmente no aeroporto. O sistema deve ser instalado até o final do ano.

O superintendente do Aeroporto, Fernando Rezende, informa que o projeto já está pronto. Em seguida será feita a análise sobre orçamento, a captação de recursos no Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e a abertura de licitação para contratar empresa para as obras.

Os painéis de energia fotovoltaica serão instalados próximos da Seção Contra Incêndio (SCI). A energia sustentável será usada na iluminação do local, ar-condicionado, balizamentos, equipamentos, entre outros. 

Essa é uma das melhorias no Aeroporto visando ampliar os serviços e oportunidades de negócios para empresas locais. Já foi feita uma reforma e ampliação da pista, instalação de uma base da Polícia Federal e de equipamentos. Além disso, em breve o Terminal de Passageiros será ampliado, a pista terá a instalação do sistema de pouso por instrumentos (Instrument Landing System – ILS) e haverá a criação de um terminal de cargas, entre outras obras e melhorias.

Informações da Prefeitura de Maringá

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

DECEA registra cerca de 310.000 operações não tripuladas com drones em...

0
O ano de 2022 somou mais de 310.000 operações não tripuladas, o que demonstra o desenvolvimento acelerado desse novo modal aéreo.