Início Aeroportos

Aeroporto de Palmas (TO) agora tem Sistemas de Antenas Distribuídas para oferecer o 5G

Aeroporto de Palmas – Imagem: Apcs78 / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O Aeroporto Internacional Brigadeiro Lysias Rodrigues (PMW), de Palmas, no Tocantins, agora conta com infraestrutura apropriada para a tecnologia 5G, informa a concessionária CCR Aeroportos.

Com isso, as operadoras de rede móvel poderão oferecer um serviço de acesso à internet ainda mais rápido, gerando vantagem tanto aos passageiros quanto às empresas do aeroporto.

Além da capital tocantinense, as obras de modernização de conectividade já foram finalizadas no aeroporto de São Luís e, nas próximas semanas, serão concluídas em Goiânia e Foz do Iguaçu.

O serviço é executado pela IHS Brasil, subsidiária da IHS Towers, uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo.

A meta da CCR é equipar a todos os aeroportos por ela gerenciados com Sistemas de Antenas Distribuídas (DAS) planejados, instalados e operados pela IHS Towers, a serem usados pelas operadoras de rede móvel (MNOs).

A instalação da nova infraestrutura seguirá, também, nos demais aeroportos administrados pela CCR: São José dos Pinhais, Bacacheri-Curitiba e Londrina (Paraná); Navegantes e Joinville (Santa Catarina); Pelotas, Bagé e Uruguaiana (Rio Grande do Sul); Pampulha-Belo Horizonte (Minas Gerais); Imperatriz (Maranhão); Petrolina (Pernambuco); e Teresina (Piauí).

Um dos primeiros passos da CCR Aeroportos, ao assumir a administração dos seus aeroportos, em março de 2022, foi ampliar em 10 vezes a velocidade de acesso à internet gratuita por meio de Wi-Fi. Melhorar ainda mais a infraestrutura de telecomunicações é uma inovação essencial para aumentar a conectividade e a qualidade desse serviço, promovendo mais conforto e as melhores experiências aos nossos passageiros”, afirma Monique Henriques, Gerente Executiva de Varejo da CCR Aeroportos.

“Estamos muito felizes em contribuir para a melhor conectividade nos aeroportos brasileiros, oferecendo às operadoras de telefonia móvel uma infraestrutura de alta qualidade que irá beneficiar o grande público, empresas e prestadores de serviços que circulam a cada dia nesses terminais, contribuindo para uma melhor experiência do usuário e aumentando a eficiência de operação de cada aeroporto”, afirma Cassio Futuro, diretor Comercial e de Operações (COO) da IHS Brasil.

Os DAS (do inglês, Distributed Antennas Systems) é um conjunto de antenas internas estrategicamente posicionadas e conectadas por fibra ótica (com conexão de altíssima capacidade em qualquer ponto), que permite ampliar e melhorar a cobertura em todos os espaços, incluindo os pontos de sombra, como túneis e subsolos, consumindo menos energia ao ter sua potência definida na medida ideal para cada ambiente.

Sair da versão mobile