Aeroporto de Parnaíba (PI) terá a primeira etapa da reforma concluída ainda este ano

Aeroporto de Parnaíba – Imagem: Governo do Piauí

Em um encontro realizado na tarde da última segunda-feira (16), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, esteve reunido com o empresário Rodolpho Santos, líder do consórcio SBPB, concessionária que administra o Aeroporto de Parnaíba, para tratar do andamento das obras no aeroporto. Na ocasião, o empresário informou que a entrega da primeira etapa da reforma do terminal será ainda este ano.

Nossa meta é entregar ainda este ano a primeira etapa, que inclui a reforma do terminal atual e implementação de melhorias no embarque, desembarque e questões de comodidade para os usuários. A gente também está antecipando diversas áreas comerciais e de logística inseridas no aeroporto porque percebemos uma oportunidade muito grande de podermos antecipar”, disse Rodolpho.

De acordo com o projeto de reforma, o terminal de passageiros sairá dos atuais 2.129 m² quadrados para 9.773 m². A área comercial será 6 vezes maior, saltando de 145 m² para 758 m². Será construído um terminal para voos domésticos e voos internacionais e outro para transporte executivo (VIP) e turístico. O estacionamento será ampliado de 29 para 488 vagas.

Rafael Fonteles disse que o cronograma de investimentos está dentro do esperado. “A gente tem tudo para colher vários resultados ao longo do nosso mandato. Começando este ano com essa ampliação enorme do estacionamento, do espaço interno, do pátio de aeronaves, além da ampliação de voos e do transporte de cargas”, avaliou o governador.

A SBPB iniciou a reforma do Aeroporto de Parnaíba ainda em 2022, quando a empresa assinou contrato de parceria público-privada (PPP) com o Governo do Estado para administrar o empreendimento por 32 anos.  A concessionária ficará responsável pela implantação de melhorias e operação aeroportuária, com investimento previsto de R$ 150 milhões.

As melhorias no aeroporto de Parnaíba já são percebidas por quem chega ao local. A fachada e a parte interna do terminal de passageiros sofreram intervenções e oferecem mais conforto aos passageiros.

A expansão do aeroporto, associada a outras ações do governo para atração de investimentos externos para o litoral, atrai a atenção na cadeia do turismo. A partir de março, a Azul Linhas Aéreas terá voos ligando Belo Horizonte a Parnaíba, com escala em Jericoacoara, no Ceará. A principal cidade do litoral piauiense será consolidada como a capital do Delta e um ponto de entrada para o turismo de emoções, com praias incomparáveis, natureza preservada, culinária rica e saudável.

Isso vem acompanhado de estímulos aos negócios do nosso litoral, com maior movimentação de pessoas por conta do aeroporto, aumento das demandas hoteleiras, restaurantes e comércio. Economicamente falando, traz um grande impacto positivo” considerou o secretário do Turismo, Marcelo Rodrigues.

O próprio aeroporto deve se tornar um atrativo para o turista e a população local. Haverá praças de entretenimento, lazer e compras, opções gastronômicas, áreas para comercialização de produtos regionais e artesanatos, áreas para interação social e eventos, além de opção para serviços como supermercado, barbearia, salão de beleza, dentre outros

Informações do Governo do Piauí

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Pronto para partir, avião volta ao pátio em Porto Alegre por...

0
O problema com uma criança a bordo do avião da Latam no final desta manhã fez com que os pilotos precisassem tomar a decisão de retornar.