Aeroporto de Passo Fundo (RS) segue fechado porque não se consegue ajustar o PAPI

Pista do Aeroporto de Passo Fundo – Imagem: Governo do Rio Grande do Sul

Após a recente publicação do NOTAM (Aviso ao Aeronavegante), de numeração E0140/22, comunicando a continuidade do fechamento do Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo (RS), até 31 de março por conta de problemas no PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), a novela do aeroporto gaúcho continua.

De acordo com informações da Rádio Uirapuru, o Departamento Aeroportuário do Estado do Rio Grande do Sul (DAP) esclareceu que mesmo após semanas da publicação do NOTAM, até o momento não foi providenciada toda a documentação sobre a aprovação da inspeção requerida para a homologação do PAPI, que auxilia na aproximação para o pouso.

Em meio a isso, novos testes estão sendo realizados pelo Cindacta II, em paralelo com técnicos da empresa italiana responsável pela instalação das famosas luzes brancas e vermelhas ao lado da pista, que tenta constantemente solucionar o problema que perturba as operações do aeródromo.

A empresa italiana agendou uma nova visita, com uma equipe maior, para a próxima quarta-feira, 23 de fevereiro, quando será realizada nova avaliação e também a possível adequação do equipamento, para que a documentação de aprovação da inspeção seja concluída.

Quando a homologação das alterações ocorrer, o NOTAM poderá ser suspenso, dando sinal verde para a retomada das operações no aeroporto, que permanece fechado com mais de 90% das obras de reformas concluídas.

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias