O Aeroporto Internacional de Pelotas/João Simão Lopes Neto (RS) completa no domingo (8/5) 87 anos de operações. Fundado em 1927, o terminal surgiu como uma pequena estação de passageiros construída, em madeira de lei, pela Varig, às margens do Rio São Gonçalo.
O voo inaugural, no então terminal de madeira, foi realizado em 8 de maio de 1929, por um hidroavião da Varig modelo DORNIER, com seis assentos.
O terminal de passageiros remonta à história da aviação na região de Pelotas desde a década 20. Mas, apenas em 1980, o Quinto Comando Aéreo Regional ( V Comar) passou o aeroporto à jurisdição da Infraero. No saguão principal do aeroporto, os passageiros podem apreciar a maquete da edificação de madeira, que fica em exposição permanente.
Atualmente, o aeroporto recebe, por dia, dois voos regulares da companhia Azul – que liga Pelotas a Porto Alegre, em um horário que permite conexão para o resto do país e para destinos da América do Norte e Europa.
“O Aeroporto de Pelotas é muito promissor em função da região em que está inserido. Ele atende 11 municípios com uma população total de 1,3 milhão de habitantes”, destacou o superintendente do terminal, Francisco de Assis Camejo. Gaúcho de nascimento, o superintendente está há três anos em Pelotas e sempre fala com carinho da cidade. “A adaptação foi muito boa e muito fácil. Pelotas é uma cidade muito agradável. Assim que cheguei, procurei fazer um trabalho de integração entre o aeroporto e a comunidade, entramos em contato com a prefeitura e com o empresariado da cidade. Então há um apoio muito grande. O aeroporto está integrado à comunidade, que o reconhece como uma ferramenta que é um diferencial para a economia de Pelotas e da região”.
Comemorações
Para comemorar a data, durante todo o mês de maio, os passageiros poderão apreciar uma exposição fotográfica. Foi instalado no saguão uma tela que irá reproduzir fotos, notícias e acontecimentos importantes do aeroporto. Para encerrar as comemorações, no dia 31 de maio – data do aniversário da Infraero, haverá uma solenidade com pronunciamento do superintendente, benção do Padre Ademar Schuller, café da manhã, cerimônia de entrega de placas, homenagem a ex-empregados e coquetel de encerramento.
Aeroporto em números
O Aeroporto de Pelotas conta com um sítio de 2.760.000 milhões de m² (2,76 k m²). O terminal de passageiros tem 1.052 m² de área e capacidade para 120.000 passageiros/ano. Em 2015, foram registrados 48.944 embarques e desembarques.
No ano passado, no dia 9 de abril, foi publicada a Lei nº 13.113 que denominou oficialmente o aeroporto como “Aeroporto Internacional de Pelotas/RS – João Simões Lopes Neto”.