Início Aeroportos

Aeroporto de Pinhalzinho passa a integrar oficialmente o Plano Aeroviário Catarinense

Imagem ilustrativa – Depositphotos

O Aeroporto de Pinhalzinho, em Santa Catarina, está oficialmente incluído no Plano Aeroviário Catarinense, conforme confirmado em uma reunião realizada na última quarta-feira, dia 18, no gabinete do deputado Marcos Vieira (PSDB).

Estiveram presentes na reunião empresários locais, o prefeito Mário Woitexen, Cena, o secretário de Estado de Portos, Ferrovias e Aeroportos, Beto Martins, e o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert.

Essa confirmação agilizará o processo de homologação junto às instâncias federais e a liberação de recursos para a construção da pista de pouso, assim como para outros equipamentos necessários. Durante a reunião, o deputado Marcos Vieira destacou: “Este é um avanço significativo para o nosso aeroporto, proporcionando a capacidade de atender às demandas do Extremo Oeste e servir como uma alternativa quando o aeroporto de Chapecó estiver indisponível, por exemplo“.

Para o prefeito Cena, a mobilização das lideranças junto com a participação do deputado Marcos Vieira é fundamental para que este sonho saia do papel. “A prefeitura de Pinhalzinho quer ajudar a viabilizar este aeroporto e atender a uma demanda do empresariado da região, por isso não estamos medindo esforços para que o aeroporto seja uma realidade.”, disse Cena.

De acordo com o secretário Beto Martins, um aeroporto regional leva desenvolvimento e deve ser incentivado. “Já determinei que nossa equipe, em duas semanas, vá ao aeroporto e comece os estudos. Também que a equipe que está elaborando o Plano Aeroviário Catarinense anexe o aeroporto no nosso plano”, esclareceu Beto Martins.

Para a construção de uma pista que atenda as necessidades regionais, a estimativa é a de que precise de R$ 16 milhões. “Temos diversos empresários com disposição de começar a usar o aeroporto e expandir os negócios, levando desenvolvimento para Pinhalzinho e para a região”, disse o empresário Luiz Zagonel, que é presidente do aeroclube que administra o local.

Por fim, conforme informou o serviço de imprensa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), o deputado Marcos Vieira finalizou dizendo que vai continuar as conversas com o governo do Estado para que se viabilize os recursos necessários para a construção da pista.

Leia mais:

Sair da versão mobile