Aeroporto de Ponta Porã (MS) recebe Certificação Operacional

Aeroporto de Ponta Porã – Imagem: Infraero

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa hoje, 27 de dezembro, que o Aeroporto Internacional de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, obteve a certificação operacional por meio da Portaria nº 6788, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).  

A certificação é uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 139. As avaliações realizadas para a obtenção do Certificado são orientadas pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que determina os critérios operacionais a serem atendidos por terminais no mundo inteiro.  

O documento também identifica itens como classe de aeronaves que podem operar no aeroporto e período do dia em que estão autorizados pousos e decolagens. No caso de Ponta Porã, o aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 3C (por exemplo, Embraer E1 e E2, Airbus A318, A319, A319neo e A320neo, Boeing 737-700 e 737-800 em versão com peso reduzido), ou inferior, e as operações de voos podem ocorrer no período diurno e noturno.

De acordo com o superintendente da Infraero no Aeroporto de Ponta Porã, Almir Aurélio Fernandes, a certificação atesta que o aeroporto segue as regras de segurança e excelência estabelecidos pelos órgãos da aviação civil nacional e internacional.

“Essa conquista é resultado de esforço de toda equipe da Infraero, que mais uma vez demonstra seu compromisso com o atendimento das normas vigentes e com a eficiência das operações aeroportuárias”, afirma o superintendente.

O aeroporto teve obras de melhorias em seu terminal concluídas pela Infraero em setembro deste ano, e em novembro a Azul Linhas Aéreas iniciou a venda de passagens para suas operações, que começarão em 31 de janeiro de 2022.

Com informações da Infraero

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias