Aeroporto de Recife fica sem iluminação e operações são suspensas

A falta de iluminação no Aeroporto Internacional de Recife tem causado transtornos para milhares de passageiros no final deste domingo.

Imagem: Hesíodo Góes / SETUR Pernambuco

Muitos dos passageiros inclusive estavam voltando das festividades de São João, principalmente das cidades de Caruaru e Campina Grande, que realizam as maiores festas do gênero.

Por ser um importante hub da Azul e também com forte presença da GOL e LATAM, muitas pessoas acabam usando o aeroporto como ponto de conexão.

Segundo relatos de pessoas próximas da operação, o sistema de balizamento noturno (iluminação da pista) teve problemas detectados ainda de dia, mas não foi possível resolver eles antes do pôr-do-sol, sendo assim nenhuma aeronave conseguiu pousar ou decolar desde o primeiro minuto do período noturno.

A última previsão oficial da administradora do aeroporto, a espanhola Aena, era que as operações fossem retomadas às 19h40. Porém, alguns pilotos foram informados pelo serviço de controle de voo que seria apenas às 20h00. Ambas as previsões acabaram não se concretizando, e o aeroporto permanece fechado no momento da publicação desta reportagem.

A plataforma FlightRadar24 constatou até o momento 6 decolagens canceladas, e ao menos 13 partidas com atraso superior a 2 horas, e ao menos 5 voos que pousariam no aeroporto foram desviados para outros.

Críticas

Muitas críticas sugiram na web, sendo uma delas do Deputado Federal Felipe Carreras, que ironizou o fato do aeroporto ter sido privatizado recentemente.

Já outras pessoas perguntaram quais foram as melhorias reais feitas pela Aena desde a privatização. Até o fechamento desta reportagem, 20h20 horário de Brasília, não foi divulgado uma nova previsão e nem o aeroporto reaberto.

ATUALIZAÇÃO: O balizamento foi reestabelecido às 21h30

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias