Início Aeroportos

Aeroporto de Salvador (BA) inaugura complexo de sustentabilidade

Imagem: VINCI Airports

O aeroporto de Salvador inaugurou um complexo de sustentabilidade na última sexta-feira, 23 de setembro, onde concentrará diversas funções de mitigação de impactos ambientais. A nova estrutura concentra as principais atividades ambientais do terminal, como a estação de tratamento de efluentes, a central de resíduos e um centro de biodiversidade – de mais de 600 m² – no qual serão realizadas ações de conservação da fauna e flora. 

A inauguração ocorreu na semana em que a VINCI celebra o Dia do Ambiente: entre 19 e 25 de setembro, todos os aeroportos do grupo sensibilizam para os compromissos ambientais que a operadora assume, lembra o site Aviacionline.

O complexo foi escolhido três vezes como o aeroporto mais sustentável do Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Além disso, no ano passado obteve o selo “aeroporto verde” do Airports Council International.

“Nesses 5 anos em que aplicamos a estratégia ambiental da VINCI Airports, avançamos muito na redução do nosso impacto ambiental. A inauguração deste complexo reafirma nosso compromisso”, disse Alessandra Reis, diretora de meio ambiente do aeroporto. 

Desde que assumiu o comando do complexo, a concessionária afirma ter alcançado uma redução de 30% nas emissões de carbono, redução de 60% nas colisões de pássaros e redução de 44% no consumo de água potável.

Vale lembrar que o aeroporto de Salvador foi o primeiro no Brasil a operar uma usina solar. Localizada na cabeceira da pista, esta instalação fornece o fornecimento elétrico ao terminal de passageiros. Ao operar em plena capacidade, atende cerca de 30% do consumo do terminal, o que equivale à energia consumida por 3.800 residências.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile