Início Aeroportos

Aeroporto de Sorriso (MT) terá plano diretor elaborado pela Infraero

Pista do Aeroporto Adolino Bedin – Imagem: Prefeitura de Sorriso

O Governo Federal, por meio da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), e o Município de Sorriso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, firmaram contrato para a elaboração do Plano Diretor (PDir) do Aeroporto de Sorriso/Adolino Bedin, em Mato Grosso (MT). O prazo de execução do serviço é de 120 dias a partir da assinatura e recebimento da Ordem de Serviço.

O PDir planeja a expansão da infraestrutura aeroportuária de acordo com a regulamentação de segurança operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e em função do potencial existente na região para a exploração do transporte aéreo de cargas e passageiros. Sua aprovação é requisito obrigatório para aeródromos que operam voos de empresas aéreas prestadoras de serviço de transporte aéreo regular de passageiros ou carga.

Segundo o acordo, a contratação de um Plano Diretor para o Aeroporto Regional de Sorriso vai possibilitar a reestruturação do equipamento no médio e longo prazo. No desenvolvimento do Plano serão considerados os potenciais de desenvolvimento para melhor atendimento à região, dentre outros itens.

“A necessidade da elaboração do Plano Diretor para o Aeroporto de Sorriso foi identificada pela Infraero ao perceber a oportunidade de organizar o desenvolvimento do terminal a fim de explorar todo o potencial demandado pela região. Nos próximos meses, a equipe da Infraero estará dedicada a elaborar e entregar um plano sólido e viável para o futuro do aeroporto”, afirma o superintendente de Negócios, Rodrigo Medeiros.

Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, cada dia está mais crescente o turismo de negócios no Município. “Sorriso desponta mundialmente na produção das commodities de grãos como a soja, milho e feijão. Mas vai além disso: muito da tecnologia de ponta está aqui e tudo está perfeitamente alinhado com a sustentabilidade e muitas pessoas buscam entender isso. E é nesse cenário que o Aeroporto Adolino Bedin se torna tão importante para nós, pois torna possível o desenvolvimento de um hobby logístico não só para o Município, mas para a nossa região”, pontua.

Infraero em Sorriso 

A Infraero já prestou serviços no Aeroporto de Sorriso em outros dois contratos. Em junho de 2019, a Companhia foi contratada pela Prefeitura da cidade para elaborar o projeto de revitalização, recuperação e sinalização horizontal da pista de pousos e decolagens, pátio de aeronaves e taxiway do local. O projeto foi entregue em novembro de 2019.

Em outubro de 2020, a Infraero assinou contrato para prestação de serviços de assessoramento e consultoria à fiscalização do projeto executivo e das obras de reforço e recuperação na pista de pousos e decolagens no aeroporto. Para a realização dos trabalhos, que tiveram duração de 12 meses, a Infraero contou com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais com experiência no setor aeroportuário.

“Com a aprovação dos projetos, a Prefeitura de Sorriso tem os requisitos básicos para iniciar o processo de licitação das obras. Na prática, podemos dizer que a Infraero viabilizou a primeira parte da obra no aeroporto, já que os projetos são essenciais para os serviços e a aprovação também é necessária para que o recurso seja liberado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), que faz a gestão do FNAC, um fundo voltado para fomentar a aviação civil no Brasil”, avalia Rodrigo Medeiros. 

Informações da Infraero

Sair da versão mobile