Aeroporto de Viracopos deixa de emitir 110 toneladas de CO2 por ano ao seguir trocando refletores por tecnologia LED

Imagem: Divulgação – Aeroportos Brasil Viracopos

A concessionária Aeroporto Brasil Viracopos (ABV) informa que concluiu em 2024 mais uma etapa do projeto de substituição de luminárias convencionais por tecnologia LED nos pátios de aeronaves do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 e os custos com energia elétrica, além de melhorar a qualidade da iluminação nos pátios.

Com a troca de mais 119 luminárias no ano passado, o aeroporto vai deixar de emitir 25,72 toneladas de CO2 por ano, reduzindo 45,47% dos custos anuais com gastos em iluminação nos pátios de aeronaves. A concessionária investiu R$ 400,1 mil no projeto em 2024 e R$ 1,3 milhão, em 2023.

No total, desde o início do projeto em 2022, já foram substituídas 426 luminárias, sendo 307 em 2023 e mais 119, em 2024. Para o ano de 2025, a concessionaria de Viracopos tem uma projeção de reduzir ainda mais o consumo de energia em iluminação nos pátios e deixará de emitir 39,7 toneladas de CO2 por ano com a substituição de mais 50 luminárias.

Se somadas as reduções de emissão de 2023, 2024 e a que está em curso para 2025, Viracopos deixa de emitir 110 toneladas de CO2 por ano com o projeto dos pátios de aeronaves.

As substituições integram o plano de investimento e melhorias no sistema elétrico do aeroporto realizado pela Gerência de Manutenção de Viracopos e que tem como objetivo a substituição das luminárias convencionais por tecnologia LED nos pátios de aeronaves.

Imagem: Divulgação – Aeroportos Brasil Viracopos

Além da redução de emissão, esta ação também tem o potencial de elevar simultaneamente os níveis de performance luminosa, segurança do trabalho, segurança da aviação civil, preservação ambiental e redução de custos operacionais.

“A iluminação com lâmpadas LED tem uma considerável maior eficiência em relação à iluminação convencional com lâmpadas de vapor de sódio. Além do consumo de energia menor, a iluminação nos pátios de aeronaves com tecnologia LED gera um maior conforto visual nas operações, pois tem um direcionamento luminoso mais focado. Ao fazer o comparativo, torna-se claramente visível tamanha diferença com relação às lâmpadas de vapor de sódio”, destacou o gerente de Manutenção de Viracopos, João Carlos Scharam.

As luzes LED também resultam em benefícios quanto à Segurança do Trabalho, uma vez que o LED não emite radiação infravermelha e ultravioleta, nocivas à saúde. Além disso, há a consideração ergonômica (NR-17), pois a mudança contribui substancialmente para o conforto visual durante a execução das atividades.

Imagem: Divulgação – Aeroportos Brasil Viracopos
Imagem: Divulgação – Aeroportos Brasil Viracopos

Preservação Ambiental

Em geral, as lâmpadas convencionais possuem em sua composição, materiais que apresentam risco iminente de contaminação do solo e dos recursos hídricos, como o mercúrio.

Já as lâmpadas do tipo LED não possuem materiais contaminantes. Após o seu uso e vida útil, podem ser equiparadas aos resíduos eletrônicos (recicláveis), o que consequentemente diminui a emissão de carbono em seu tratamento final.

Isso resulta na redução dos custos com o tratamento de resíduos, tendo em vista que as lâmpadas de vapor de sódio e metálico são caracterizadas, após o seu uso e vida útil, como resíduos perigosos. Com a substituição por LED, o Aeroporto de Viracopos deixará de emitir anualmente, aproximadamente 26,08 toneladas de CO2.

Informações da Aeroportos Brasil Viracopos

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Para driblar tarifas dos EUA, Lufthansa estuda registrar novos Boeing 787...

0
A Suíça, que não faz parte do bloco europeu e até agora não adotou medidas retaliatórias contra os EUA, surge como alternativa estratégica.