
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deu início, nesta semana, a um novo serviço voltado para a recepção de mercadorias do e-commerce, com o intuito de acelerar o processamento de remessas expressas em toda a região Sudeste do Brasil.
O TECEX Viracopos começou suas operações com quatro empresas especializadas, que passaram a ocupar um espaço exclusivo dentro do Terminal de Carga, visando aprimorar a gestão de pacotes de importação.
Segundo informou a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), o espaço terá um fluxo diferenciado, e todos os operadores são habilitados no Programa de Remessa Conforme, da Receita Federal do Brasil (RFB). O TECEX de Viracopos vai abrigar quatro empresas e funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana. Um teste piloto foi realizado com sucesso no dia 15/01 pela empresa PHX.
O Programa de Remessa Conforme, implementado pela Receita Federal do Brasil em 2023, foi desenvolvido para simplificar o processo de importação e reformular o sistema de tributação para compras internacionais.
A expectativa da Gerência Comercial de Carga de Viracopos é que o local receba aproximadamente 70 mil pacotes por dia nesta primeira fase da operação.

O aeroporto já está preparando novas áreas para ampliar o TECEX nos próximos meses, abrindo espaço para que outras empresas possam aderir ao sistema especial de remessas expressas destinadas à região Sudeste, principalmente ao estado de São Paulo.
“Nossa expectativa é que os pacotes de remessas expressas sejam liberados em poucas horas, garantindo segurança e agilidade na entrega aos clientes das respectivas empresas que operam no TECEX de Viracopos”, afirmou a diretora Comercial de Viracopos, Maria Fan.
Segurança e monitoramento
O TECEX Viracopos contará com três equipamentos de raio-x dedicados exclusivamente às operações de remessas expressas do e-commerce. O local será monitorado 24 horas por dia por câmeras de segurança e contará com espaços segregados para inspeção, retenção e apreensão, que serão fiscalizados pelos órgãos públicos anuentes e administrados pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos.
O e-commerce, ou comércio eletrônico, refere-se ao processo de compra e venda de produtos e serviços pela internet, envolvendo transações realizadas por meio de computadores, celulares, tablets e outros dispositivos móveis.
O alfandegamento do TECEX Viracopos foi aprovado pela Receita Federal no final de 2024, e o início das operações ainda neste mês é especialmente oportuno devido ao feriado chinês, que gera um aumento significativo na demanda.
“Algumas empresas do setor de e-commerce já estão procurando o aeroporto em busca de áreas para aderir ao TECEX de Viracopos. O aeroporto, por sua vez, já iniciou obras para expandir o serviço nos próximos meses, consolidando Viracopos como um dos principais centros de distribuição de remessas expressas na região Sudeste do país”, completou a gerente Comercial de Carga de Viracopos, Marina Giffu.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas totais do e-commerce brasileiro somaram R$ 185,7 bilhões em 2023, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. A entidade também registrou 395,1 milhões de pedidos e projeta, para 2024, um crescimento para R$ 205,1 bilhões e 418,6 milhões de compras.
Leia mais: