Aeroporto do Café pode ir do sonho à realidade em breve

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Conselho Superior de Política Fiscal da Colômbia (CONFIS) aprovou o desembolso de $56 milhões de dólares para o projeto de um novo aeroporto na zona rural do café (conhecido localmente como o Eje Cafetero), uma produção icônica daquele país. 

Esse montante soma-se aos US$ 83 milhões aportados pela região, garantindo assim 84,3% do custo total do projeto, estimado em US$ 150 milhões, segundo apurou nosso parceiro Aviacionline.

Ele ficará localizado no município de Palestina, a 26 quilômetros de Manizales, e substituirá o aeroporto de La Nubia, que movimenta cerca de 300 mil passageiros por ano. Será implantado a uma altitude de 1600 metros em uma espécie de planalto triangular cujo lado mais comprido, no sentido Norte-Sul, mede mais de 4 km e permite um gradiente de mais de 3 km em linha reta por meio de cortes e aterros.

O projeto Aeroporto do Café ou Aerocafé busca promover a conexão entre a região produtiva e os principais pontos estratégicos da Colômbia. Terá uma pista de 3.800 metros que será construída em três etapas, a primeira de 1.460 metros e a segunda de 2.600 metros, com toda a infraestrutura de apoio necessária.

“A obtenção do aval do CONFIS para o chamado Aerocafé, que permite o comprometimento de recursos é uma grande conquista do presidente Ivan Duque, que ratifica e reforça o compromisso do Governo com a Região Cafeeira e o departamento de Caldas. Será uma obra que trará emprego e desenvolvimento a toda a região, o que impulsionará sua economia e apoiará a reativação econômica, e que impactará positivamente o turismo e o comércio nesta importante zona do país”, disse Angela María Orozco, Ministra de Transporte da Colômbia.

Em apresentação feita na semana passada perante o Poder Executivo, a ministra dos Transportes, Ángela María Orozco Gómez, informou que a intenção é iniciar as obras em abril deste ano.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias