Início Aeroportos

Aeroporto do Guarujá recebe primeiro lote de estruturas que serão usadas no novo terminal

Foto: Infraero

Em uma publicação nas redes sociais, a Infraero anunciou que foi entregue o primeiro lote de estruturas modulares que serão utilizadas para a construção do futuro Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá. O objetivo final do projeto é fazer com que o terminal da importante região costeira seja capaz de receber aeronaves maiores, do porte de Boeings 737-700 e Airbus A319 até 2023.

Na nota, a empresa comenta que os demais módulos devem ser entregues nos próximos 15 dias e a previsão é que a primeira fase do aeroporto seja concluída ainda no primeiro semestre de 2022. O terminal prevê salas de embarque e desembarque, áreas para check-in e espaços comerciais, além de estacionamento com 19 vagas. Nessa primeira fase, o aeroporto comportará o atendimento simultâneo de até dois aviões modelo Caravan, que transportam de 10 a 12 pessoas.

O projeto constitui-se na utilização de 21 containers, com dimensões de 2,40m x 6,0m, montados em módulos. A área total será de 302,40 m². O local de instalação do terminal modular fica próximo à atual área da entrada da Base Aérea de Santos. 

O projeto é totalmente acessível e tem a função de atender provisoriamente a operação do aeroporto, com conforto, até que seja feita a transição para a área definitiva, prevista para a fase 3 do cronograma de desenvolvimento do Aeroporto, a ser concluída em 2023.

Os investimentos previstos para a fase 1 são da ordem de R$ 3,6 milhões, sendo cerca de R$ 660 mil destinados ao terminal modular. Os recursos estão sendo pleiteados pela Prefeitura à Secretaria de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura, por meio do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac).

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile