Início Aeroportos

Aeroporto do Recife tem pátio alagado e até ‘ondas’ são registradas

As fortes chuvas no Recife e na região metropolitana da capital pernambucana causaram uma cena incomum: pequenas ondas foram formadas de tanta água que havia no pátio.

Nas primeiras horas deste sábado choveu na capital em torno de 100 milímetros em média, mas algumas regiões registram mais de 300 milímetros.

Com isso, várias áreas ficaram alagadas. Uma parte de um muro que cerca o aeroporto chegou a cair com a força da água. Vários voos atrasaram pela manhã.

Em um vídeo gravado a bordo de uma aeronave no pátio, é possível ver a quantidade de água acumulada, formando ondas e chegando próximo da escada da aeronave, que aparenta ser um ATR-72 da Azul.

As ruas em torno do aeroporto também estão alagadas, principalmente na via de acesso, onde este tipo de ocorrência já é comum em dias chuvosos.

Em nota sobre a situação, o Aeroporto do Recife informa neste sábado:

“Foi concluída a instalação do cercamento provisório de áreas atingidas pela queda do muro do aeroporto, na Avenida Mascarenhas de Morais e ao lado da linha férrea. A finalização dos trabalhos ocorreu por volta das 15h e 18h, respectivamente. Outras áreas afetadas permanecem monitoradas por equipes de vigilância, que estão no local permanentemente para impedir possíveis acessos não autorizados. O muro será refeito tão logo seja possível, de acordo com as condições meteorológicas.

O Aeroporto do Recife permaneceu operando normalmente por instrumentos. Não houve acúmulo de água na pista, que está em operação normal. As três posições de estacionamento de aeronaves que se encontravam interditadas por acúmulo de água já foram liberadas. Em nenhum momento a interdição prejudicou as operações, uma vez que os pontos de estacionamento não são todos usados simultaneamente.

Devido aos prejuízos de mobilidade, causados pelas chuvas em toda a região metropolitana, alguns passageiros, tripulantes e funcionários das diversas empresas que atuam no terminal encontram dificuldade para chegar no aeroporto. Apesar disso, todos os serviços, inclusive os de alimentação, estão em funcionamento. Orientamos aos passageiros que procurem as companhias aéreas para confirmar os horários dos voos antes de se deslocarem para o aeroporto.”

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.