Aeroporto El Dorado, em Bogotá, é o primeiro da América do Sul a contar com um Ecobot

Com o objetivo de continuar avançando na luta contra as mudanças climáticas, El Dorado e Interaseo – empresa responsável pela limpeza do terminal – colocaram ao serviço dos visitantes do aeroporto o primeiro ECOBOT da América do Sul, um dispositivo de tecnologia sustentável que permitirá dar mais um passo em direção à meta estabelecida pelo aeroporto de reduzir as emissões em 57% até 2028.

O ECOBOT é um robô projetado com software de navegação autônomo, adaptável a diferentes ambientes para realizar tarefas de limpeza de forma mais eficiente, utilizando menos água, energia e recursos em sua operação; minimizando assim o impacto ambiental.

É assim que este dispositivo de tecnologia sustentável contribui para a redução do consumo de 2.000 litros de água por mês, redução de gases de efeito estufa em 1,19 toneladas de carbono por mês e melhorando a eficiência e limpeza do terminal, reduzindo o tempo de operação para 7.800 m2 em 8 horas.

Nas palavras de Mauricio Vélez, Gerente de Infraestrutura da Opain, “no El Dorado trabalhamos para gerar conexões relevantes baseadas em sustentabilidade e inovação e, assim, responder às demandas do novo mundo. Com a entrada em operação deste robô, nos tornamos o primeiro aeroporto do continente a adotar essa tecnologia, o que nos permite estar em pé de igualdade com grandes terminais aéreos em todo o mundo. O que buscamos é proporcionar aos usuários do El Dorado espaços mais seguros e limpos lado a lado com a inovação tecnológica”.

A este respeito, Juan Manuel Gómez, Diretor Geral da Interaseo disse: “Com a nova tecnologia, somada ao nosso conhecimento e recursos humanos, fortalecemos nossa atuação no mercado corporativo e nos preparamos para enfrentar os desafios do setor de forma sustentável”.

Dessa forma, El Dorado e Interaseo contribuem para reduzir a pegada de carbono do terminal por meio da implementação de iniciativas inovadoras, onde a tecnologia se torna uma aliada fundamental para gerar um impacto ambiental positivo diante das necessidades enfrentadas pelo novo mundo, ao mesmo tempo em que melhora a experiência dos viajantes que passam diariamente pelo Terminal.

Informações do aeroporto El Dorado

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Força Aérea apresenta ‘janela ao espaço’ para Elon Musk e lhe...

0
O empresário Elon Musk, dono da SpaceX, foi condecorado com a medalha de Ordem ao Mérito concedida pelo Ministério da Defesa.