Início Aeroportos

Aeroporto em Londres fez hoje momento de silêncio pelo 1 ano da invasão russa à Ucrânia

Hoje, 24 de fevereiro, um momento de silêncio, marcando o aniversário de um ano da invasão russa da Ucrânia, foi observado por funcionários e passageiros do Aeroporto London Luton (LLA) para homenagear a coragem e resiliência do povo ucraniano e mostrar solidariedade aos ucranianos que se mudaram para o Reino Unido desde o início da invasão.

O local utilizado foi o ponto de boas-vindas no Luton, que apoiou quase 30.000 chegadas de ucranianos e ajudou 500 patrocinadores do UK Homes for Ukraine desde que foi estabelecido em março de 2022.

O ponto de boas-vindas forneceu uma variedade de suporte e serviços para chegadas ucranianas, incluindo o fornecimento de comida e bebida, pernoite e cartões SIM, assistência de viagem, informações de suporte de saúde mental e física, contato com patrocinadores da Homes for Ukraine e aconselhamento sobre documentação de viagem.

O Comitê Executivo de Voluntários de Emergência de Bedfordshire e Luton (BLEVEC) inicialmente cuidou do ponto de boas-vindas, apoiado pela capelania do aeroporto. Os membros do BLVEC dedicaram mais de 3.000 horas de voluntariado para a equipe do ponto de boas-vindas, antes que a equipe da autoridade local fosse enviada em abril de 2022.

Alberto Martin, CEO da LLA, comentou:

“O momento nacional de silêncio deu aos funcionários e passageiros do Aeroporto London Luton a oportunidade de se unirem para mostrar nosso respeito ao povo da Ucrânia, incluindo os muitos milhares que chegaram ao Reino Unido através do nosso aeroporto. Este foi um momento importante para o aeroporto, como centro da comunidade local, lembrar aqueles que foram afetados de tantas maneiras nos últimos 12 meses.”

O conselheiro Aslam Khan, vice-líder do Conselho de Luton, disse:

“Faz um ano que o mundo ficou chocado com a invasão russa da Ucrânia. Tenho orgulho de dizer que, desde aquele momento, Luton e a área ao redor se destacaram em um momento de violência implacável e profunda tragédia.

Em um curto espaço de tempo, muitas organizações diferentes se reuniram para criar o Centro de Boas-Vindas no Aeroporto de Luton, em Londres, que forneceu uma recepção calorosa e apoio prático para aqueles que fogem da violência.

O povo de Luton tem uma longa história de apoio compassivo para aqueles que encontram o caminho para nossa cidade e continuaremos a fazer tudo o que pudermos para cuidar dos necessitados.”

O London Luton é um dos aeroportos mais movimentados do Reino Unido, transportando mais de 13 milhões de passageiros em 2022. O aeroporto é operado por um consórcio cujo acionista majoritário é a AENA, a maior operadora de aeroportos do mundo.

Sair da versão mobile