Aeroporto está pronto para ponte-aérea de 120 voos ao dia só para quem tem ingresso da Copa

Aeroporto Dubai World Central – Imagem: Dubai Airports

A Dubai Airports, administradora dos terminais aéreos da cidade árabe, informa que está preparada para um grande aumento no número de passageiros no aeroporto Al Maktoum – Dubai World Central (DWC) com os voos “Match Day Shuttle” para Doha, no Catar, para a Copa do Mundo da FIFA 2022, todos programados para começar no próximo domingo, 20 de novembro.

Operado pelas companhias aéreas flydubai e Qatar Airways, até 120 voos por dia chegarão e sairão do DWC em todos os dias de jogos entre 20 de novembro e 19 de dezembro, transportando torcedores de futebol para Doha para aproveitar o jogo e retornar a Dubai.

O terminal com capacidade de 26,5 milhões de passageiros por ano no DWC já está totalmente operacional com toda a gama de serviços aeroportuários, alimentos e bebidas e lojas de varejo, bem como Dubai duty free, servindo operações de fretamento existentes por várias transportadoras internacionais para a temporada de Inverno.

Espera-se que o lançamento dos voos de ponte-aérea nos dias de jogos e voos fretados adicionais também relacionados aos jogos da Copa do Mundo da FIFA aumentem a demanda de passageiros no DWC três vezes nas próximas semanas. Prevê-se que o número de passageiros no aeroporto ultrapasse 494.000 nos últimos três meses do ano.

“Um aumento na demanda dessa magnitude representaria um desafio para qualquer aeroporto, mas tivemos algumas práticas recentes. Em maio-junho deste ano, orquestramos a realocação temporária quase impecável de mais de 1.000 voos por semana de Dubai International (DXB) para o DWC para o projeto de manutenção de 45 dias da pista norte do DXB, enquanto gerenciamos uma recuperação pós-pandemia excepcionalmente forte por toda parte. O espírito colaborativo dentro da comunidade aeroportuária aqui em Dubai é forte e será acelerado nas próximas semanas para converter esse desafio em uma grande oportunidade”, disse Paul Griffiths, CEO da Dubai Airports.

Ele acrescentou que as operações relacionadas à Copa do Mundo da FIFA fornecerão aos aeroportos de Dubai a chance de mostrar os pontos fortes exclusivos do DWC, como sua proximidade com o novo Dubai, tempo de resposta rápido para as transportadoras e uma instalação completa projetada para viagens rápidas e fáceis com o mínimo de distância de caminhada, entre outros.

No DWC, mais de 60 balcões de check-in, 21 portões de embarque, 60 balcões de controle de passaportes (saídas e chegadas), 10 portões inteligentes e 4 esteiras de bagagem nas chegadas estarão operacionais durante todo o período para atender ao aumento previsto da demanda.

Chegar e sair do aeroporto também será facilitado por meio de um serviço de ônibus dedicado da Autoridade de Transporte Rodoviário (RTA) operando a cada 30 minutos, 24 horas por dia, entre o DWC e as estações de metrô Ibn Battuta e Expo City. Os táxis RTA também estarão disponíveis como de costume, e os viajantes que dirigem para o DWC poderão usar gratuitamente o estacionamento do aeroporto com capacidade para 2.500 veículos.

Para os voos da ponte-aérea de dia de jogo, é obrigatório que os viajantes tenham um bilhete de jogo válido e o cartão Hayya para embarcar no serviço especial. A franquia de bagagem para passageiros que utilizam o serviço é limitada à bagagem de mão de acordo com sua classe de viagem, e nenhuma bagagem despachada será aceita, exceto cadeiras de rodas e carrinhos de bebê.

Além dos serviços “Match Day Shuttle”, a flydubai e a Qatar Airways operarão voos fretados comuns para atender à demanda de passageiros para os jogos da Copa do Mundo da FIFA no Catar.

Informações da Dubai Airports

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião Caçador Submarino US Navy Boeing 737NG P-8A Poseidon

Em reunião específica com a mídia brasileira na FIDAE, Boeing falou...

0
Tim Flood, diretor da Boeing, falou das qualidades do avião de patrulha marítima, que foi desenvolvido a partir da plataforma Boeing 737-800.