Aeroporto italiano mantinha fazenda clandestina de mineração de criptomoedas

Foto do Calabria News

A situação dos aeroportos ao redor da Europa não vai nada bem, por conta da pandemia. Com aeroportos perdendo mais de 70% de seu tráfego regular de passageiros, diversificar negócios pode ser uma saída importante. Mas não foi bem isso o que ocorreu num aeroporto italiano.

De acordo com uma reportagem da italiana RAI News, datada de 30 de outubro, um homem de 41 anos criou, de maneira clandestina (enganando inclusive a administração do terminal) uma fazenda de criptomoedas usando os servidores do Aeroporto Internacional de Lamezia Terme, na região sudoeste da Calábria.

O homem era contratado Sacal SpA para gerenciar os sistemas de computador, mas foi pego minerando ilegalmente Ethereum, a segunda maior criptomoeda por capitalização de mercado.

A fazenda

A reportagem afirma que ele foi capaz de explorar a infraestrutura de computadores infectando-a com malware de mineração por criptografia, comprometendo assim a segurança do próprio aeroporto. Ele veio a ser descoberto depois que outros funcionários da Sacal notaram algumas anomalias no sistema e informaram a polícia de fronteira.

Foto da Polícia Italiana

Durante uma investigação, que envolveu policiais e funcionários do aeroporto, foi descoberta a operação furtiva de mineração. Havia cinco plataformas poderosas para mineração de Ethereum em duas salas de controle separadas. A análise dos endereços IP associados aos referidos equipamentos permitiu identificar o “pool” de mineração utilizado pelo funcionário.

Uma análise posterior das câmeras de segurança mostrou o homem instalando e fazendo manutenção em seu sistema clandestino. Na matéria, não fica claro se ele estava operando sozinho ou se tinha algum cúmplice, pois a investigação está em andamento.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias