O Aeroporto Internacional London-Heathrow, o principal da Inglaterra e um dos mais movimentados do mundo, passará a operar com pista única a partir da próxima segunda-feira (06).
As partidas e chegadas de aeronaves ocorrerão em uma única pista usando operações de modo misto, ao invés do modo tradicional com suas duas pistas, em que uma é usada para decolagens e a outra para pousos.
Segundo o Business Traveller, o hub de Londres informou que não é capaz de prever quanto tempo precisará operar dessa maneira. O aeroporto disse que a situação continuará sendo revisada e procurará retomar as operações usuais quando o número de movimentos diários das aeronaves “aumentar significativamente”.
Em 2018, Heathrow foi o sétimo aeroporto mais movimentado do mundo, com 80 milhões de passageiros transportados. Agora, o número de aviões está tão baixo que apenas uma pista dará conta de decolagens e pousos alternadamente.
O aeroporto ainda informa que mudará semanalmente qual pista será usada “para garantir que nossas comunidades locais continuem com períodos de descanso”.
Heathrow acrescentou: “Devido ao número significativamente menor de aeronaves operando a partir da pista, também poderemos oferecer alternância nas operações a leste – algo que atualmente não podemos fornecer durante nossa programação habitual.”
Mas a decisão é vista com desconfiança pelo grupo de campanha local Stop Heathrow Expansion, que representa os moradores do entorno do aeroporto na luta para que ele não seja ampliado. Eles consideram que a medida pode ser um teste para um aumento futuro no número de voos.
Geraldine Nicholson, pertencente ao grupo, disse: “Esperamos que seja exatamente o que diz – uma medida temporária. O modo misto pode levar à expansão do movimento de Heathrow furtivamente e isso não será aceitável para residentes no entorno do aeroporto.”