Início Aeroportos

“Aeroporto não é para dar lucro”, diz Ministro de Lula sobre investimentos em terminais regionais

O Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, deu detalhes de como serão tratados os 100 novos aeroportos prometidos por Lula nos primeiros dias de sua gestão como presidente do país.

O anúncio de 100 novos aeroportos regionais chamou a atenção logo após a posse do Presidente Lula, que disse que dará um foco especial no seu governo para que as classes mais pobres voltem a voar e que o país seja mais conectado.

Agora, na mesma entrevista em que revelou o programa “Voa Brasil”, que pretende oferecer passagens aéreas sociais por apenas R$200, o Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, falou sobre o projeto da centena de novos aeroportos que, segundo ele, não serão construídos, mas sim instalados (reformados) para receber aviões maiores de passageiros.

Ainda sem detalhar quais cidades serão contempladas, ele afirmou que é a maneira mais barata e ecológica de integrar o país, já que com apenas 1.500 metros de pista “você liga qualquer lugar do Brasil”.

Quando perguntado sobre a operação nestes aeroportos, que muitas das vezes são deficitárias devido ao número baixo de voos, Márcio França confirmou que o governo irá financiar a operação: “Nós temos que ter aeroporto e ele será subsidiado. Ou seja, ele não vai dar lucro, ele não é para dar lucro, a escola pública não é para dar lucro, o hospital público não é para dar lucro, o aeroporto não é para dar lucro. Pode ser privatizado, mas onde não dá lucro, o governo tem que colocar dinheiro e fazer funcionar”.

Os próximos passos para a execução do plano de investimentos em aeroportos regionais ainda não foram divulgados.

Sair da versão mobile