Início Aeroportos

Aeroporto no Peru fecha novamente diante do caos político com manifestações violentas

Cena de uma ocupação ocorrida e dezembro passado – Foto: Polícia Nacional o Peru

O Aeroporto Internacional Inca Manco Cápac Cujo, em Juliaca, no Peru, voltou a interromper as operações aéreas na tarde desta sexta-feira (6), quando as manifestações violentas se intensificaram novamente em suas proximidades, que segundo a mídia local causaram uma morte.

A operadora aeroportuária responsável, Aeropuertos Andinos del Perú, fundamentou a decisão “tendo em vista os atos de violência causados ​​e a falta de segurança em suas proximidades que colocam em risco a segurança de nossa equipe e passageiros”.

Estamos realizando coordenações pertinentes com as companhias aéreas e a comunidade aeroportuária para retomar as nossas operações no curto prazo e quando existirem as condições que garantam a segurança”, acrescentaram.

De acordo com o site Aviacionline, quatro chegadas foram canceladas até o momento: o voo H2-5165 da SKY, voos LA-2209 e LA-2213 da Latam e voo JZ-7128 da JetSMART, todos provenientes de Lima, e suas respectivas operações de retorno.

A SKY anunciou a implementação de uma política de flexibilidade para os passageiros afetados, oferecendo a possibilidade de remarcação de passagens até 12 meses após o voo original, reembolso em voucher ou meio de pagamento em 100%. Para isso, devem ser contatados pelos canais de atendimento.

Em dezembro, até cinco aeroportos peruanos tiveram que ser fechados devido a invasões de grupos violentos. Os protestos são resultados do afastamento do ex-presidente Pedro Castillo, após uma tentativa de autogolpe, quando ele buscou dissolver o congresso peruano, em sua maioria opositor ao seu governo. Sua tentativa foi frustrada e ele acabou destituído e preso.

A situação alcançou repercussão internacional já que um dos aeroportos afetados foi o de Cusco, o que fez com que milhares de turistas estrangeiros ficassem retidos na véspera das festividades do Ano Novo.

Leia mais:

Sair da versão mobile