Aeroporto onde está o maior avião do mundo foi retomado pela Ucrânia, diz jornal local

Com o avanço das forças russas em alguns setores do país, a Ucrânia se esforça em defender pontos-chave. Com isso, o aeroporto onde está o maior avião do mundo, o Antonov An-225, teria voltado ao controle ucranianio, diz um jornal local.

Imagem: Antonov Airlines, via YouTube

No aeroporto Hostomel (ou Gostomel), a 25 km noroeste de Kiev, está a sede e fábrica da Antonov, uma das mais tradicionais produtoras de aeronaves no mundo, que produziu, inclusive, o An-225 Myria, o maior avião comercial já feito na história.

A fabricante também mantém uma empresa aérea própria, a Antonov Airlines, que opera o único jato do modelo An-225 do mundo, assim como outros aviões de grandes proporções, como o An-124 Ruslan. Quando não estão voando ou precisam de manutenção, os aviões geralmente ficam em Hostomel. Foi o que ocorreu na quinta-feira (24), quando o An-225 estava por lá no momento da invasão russa.

Desde que explosões próximas de Kiev começaram a ganhar os noticiários, muito se temia pelas vidas humanas, e também por essas aeronaves, que prestam um serviço fundamental no mundo atual, levando cargas que nenhuma outra pode carregar. Horas mais tarde, chegava a informação de que o aeroporto de Hostomel havia sido tomado pelos russos.

Segundo reportes e imagens, o aeroporto foi tomado por helicópteros Mi-8 e Mi-24 Hind da Rússia, que levaram tropas para controlar o perímetro, permitindo assim uma chegada segura das tropas aerotransportadas do VDV, que seriam lançadas por aviões ou até mesmo desembarcariam à pé, caso as aeronaves conseguissem efetuar o pouso.

Após a chegada das tropas russas, surgiram relatos de que o An-225 poderia ter sido destruído, o que foi desmentido pelo piloto-chefe da Antonov Airlines, Dmytro Antonov, como mostramos aqui em primeira mão.

Mais tarde, o Kiev Post disse que o aeroporto foi retomado pelas forças especiais da 45º Brigada Spetsnaz do país (não confundir com os Spetsnaz da Rússia). No entanto, esta é uma situação que pode mudar, dado o cenário altamente incerto.

Ainda não se sabe o estado real do An-225, já que nenhuma informação sobre a aeronave foi divulgada após a retomada do aeroporto, e também nenhuma foto foi divulgada da aeronave depois que o conflito começou.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias