Início Aeroportos

Aeroporto Regional de Pato Branco (PR) recebe visita da aeronave do GEIV para inspeção do PAPI

Imagem: Prefeitura de Pato Branco

No sábado, dia 21 de outubro, o Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso, no Paraná, recebeu a inspeção da Força Aérea Brasileira (FAB) visando a garantir a segurança nas operações aéreas. A equipe do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), pertencente ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da FAB, se fez presente para realizar a avaliação com uma aeronave especialmente designada para este fim.

O foco da inspeção foi o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, mais conhecido como PAPI (Precision Approach Path Indicator), dispositivo crucial para orientar as aeronaves em suas aproximações e pousos com a máxima precisão.

De acordo com a diretora do Departamento de Transporte Aéreo, Elenice Catafesta Smiderle, “após concluídas todas as etapas de instalação do equipamento, vistoria do Cindacta II e atualização dos Pontos de Origem pelo Instituto de Cartografia da Aeronáutica – ICA, estamos já realizando a inspeção da aeronave laboratório que deverá checar se o ângulo de rampa de aproximação e pouso está de acordo“.

A inspeção foi conduzida por técnicos altamente capacitados, contando com o acompanhamento de responsáveis pela administração do Aeroporto Regional de Pato Branco. Este processo de verificação minuciosa reforça o compromisso com os mais elevados padrões de segurança operacional.

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, enfatiza a importância deste avanço no projeto de ampliação do Aeroporto. “Estamos seguindo todos os protocolos necessários para assegurar o mais alto nível de segurança no nosso Aeroporto. O processo para a implantação do PAPI foi longo e estará em funcionamento, garantindo mais segurança nas operações aéreas, dando mais confiabilidade para aterrissagens. Este é mais um passo significativo rumo à operação de voos noturnos e, até mesmo, aeronaves a jato em um futuro próximo“, complementa Cantu.

Instalação

No final de 2022, o município de Pato Branco recebeu a anuência nº 728/22 da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, para execução dos serviços de instalação do equipamento, que consiste em um sistema de iluminação com o objetivo de dar mais segurança nos pousos e decolagens.

Em janeiro deste ano, 2023, a Prefeitura de Pato Branco iniciou a instalação do sistema, em ambas cabeceiras da pista de pousos e decolagens. Já em maio, foi realizada a visita técnica do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), órgão responsável pela vigilância e controle da circulação do espaço aéreo brasileiro, para a vistoria de homologação do sistema.

Foram investidos R$ 1 milhão na instalação do equipamento composto de dois conjuntos de iluminação, sistema de luzes vermelhas e brancas, além das adequações e serviços de infraestrutura e demais serviços necessários. Do total, cerca de R$ 100 mil são oriundos da doação do projeto executivo do PAPI por empresários e lideranças pato-branquenses, o restante é em recursos livres da administração municipal.

Informações da Prefeitura de Pato Branco

Leia mais:

Sair da versão mobile