Início Aeroportos

Aeroporto Regional de Santo Ângelo vê consolidação de voos e apoio à região das Missões

Imagem: Governo do RS

O Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, localizado em Santo Ângelo no noroeste do Rio Grande do Sul, tem se destacado nos últimos anos pelo sucesso de seus voos. Atualmente, conta com a operação da AZUL para Porto Alegre e da GOL para São Paulo, além de estar prestes a receber a LATAM para Porto Alegre.

Sua localização privilegiada, no noroeste do Rio Grande do Sul, uma região com forte presença nos setores de comércio, serviços, indústria e agricultura. Essa localização facilita a logística dos usuários de toda a região, que abrange uma população de mais de um milhão de pessoas.

Com a ampliação do aeroporto, investimentos em equipamentos e a oferta de novos voos, a região ganha mais conexões com outros destinos do Brasil e do mundo, o que pode impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico e turístico. Veja mapa abaixo:

A operação da AZUL para Porto Alegre foi retomada em fevereiro de 2021, no pós pandemia e tem atingido um excelente resultado desde então. A empresa oferece voos diários com exceção aos finais de semana, com aeronaves modelo ATR 72-600, que comportam até 70 passageiros, com tempo de voo pouco superior a uma hora. O horário do voo é bastante conveniente, permitindo conexões para outros aeroportos.

A Gol também opera no Aeroporto de Santo Ângelo, oferecendo voos para São Paulo desde outubro de 2022. A empresa utiliza aeronaves modelo Boeing 737-700 ou 737-800, que comportam até 138 e 180 passageiros respectivamente, com tempo de voo pouco acima de uma hora e meia. Opera três vezes por semana, às terças, quintas e sábados.

A rota tem sido bastante procurada pelos passageiros, especialmente pelos que precisam viajar a trabalho para a capital paulista ou quem deseja conhecer a região noroeste do RS através do maior aeroporto da América do Sul, Guarulhos.

Além disso, a LATAM em parceria com a VOEPASS anunciou recentemente que irá operar voos entre Santo Ângelo e Porto Alegre a partir de junho de 2023. A empresa utilizará aeronaves modelo ATR 72-600, que comportam até 70 passageiros, e oferecerá voos as terças, quintas e sábados entre as duas cidades. Com isso, os passageiros terão mais uma opção para se deslocar entre as duas cidades, além de poderem acessar a malha aérea da LATAM a partir de Porto Alegre.

O Aeroporto Regional Sepé Tiaraju se destaca também pelo baixo índice de cancelamentos de voos comparados com demais aeródromos, em 2023 foram 236 pousos/decolagens até março, tendo apenas 6 cancelamentos, o que representa 2,5%. Se compararmos com Passo Fundo, por exemplo, foram 446 pousos/decolagens com 16 cancelamentos, perfazendo um índice de 3,6% de cancelamentos. O maior exemplo de performance é o voo realizado pelo Boeing 737, onde em 2023 nos voos para Guarulhos, não houve nenhum cancelamento. Vide gráfico abaixo:

A região aguarda que o Estado do RS através da Secretaria de Logística e Transporte entregue as etapas restantes do projeto de ampliação para a Secretaria de Aviação Civil (SAC) liberar os recursos da ordem de mais de 44 milhões de reais. 

Além disso, existe uma consulta pública em aberto, onde toda a região poderá contribuir com sugestões e melhorias para uma concessão da operação, em conjunto com Passo Fundo. A consulta pode ser acessada pelo site https://parcerias.rs.gov.br/aeroportos-regionais. No próximo dia 05 de Junho ocorrerá a primeira audiência pública detalhando a concessão, para que a comunidade possa avaliar o modelo e caso não seja de interesse, estudar uma possível municipalização.

O sucesso dos voos do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju é resultado do esforço conjunto das entidades empresariais regionais e dos agricultores, Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, Associação dos Municípios das Missões (AMM), URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, autoridades regionais e da comunidade em geral. Com a ampliação do aeroporto e a oferta de novos voos, a região vem se consolidando como um importante polo de conexões aéreas no sul do país, atraindo mais investimentos, turistas e gerando mais empregos e renda para a região.

A ACISA participa ativamente de todas as tratativas do aeroporto pois entende que é um dos vetores de desenvolvimento de toda a região, pois já está atraindo e irá atrair investimentos sólidos e de longo prazo, demonstrando que o noroeste gaúcho é pujante, temos um potencial gigantesco e graça ao trabalho unido e com foco, tornaremos a região, um dos principais destinos nos próximos anos.

Informações da ACISA de Santo Ângelo

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile