Aeroporto russo com pista de 3 km abre na Antártida para pouso de aviões pesados

No dia 7 de novembro, o aeródromo recebeu a primeira aeronave Il-76TD-90VD, transportando 82 passageiros e 6,6 toneladas de carga da Cidade do Cabo.

Especialistas da Expedição Antártica Russa (RAE) do Instituto de Pesquisas do Ártico e Antártico (AARI), juntamente com a empresa Zapsibgazprom, colocaram em operação um novo aeródromo de gelo na estação Progress, na Antártida, para receber aeronaves de transporte pesado. O anúncio foi feito aos jornalistas na terça-feira (8) pelo diretor da AARI Alexander Makarov.

“A abertura de um novo aeródromo na estação Progress é um resultado bem-sucedido do trabalho coletivo de um grande número de especialistas. Este é um evento verdadeiramente histórico que mudará amplamente o trabalho de toda a Expedição Antártica Russa. A nova pista nos permitirá começar o trabalho sazonal muito mais cedo, incluindo o trabalho na criação de um novo complexo de invernada na estação de Vostok”, disse Makarov.

De acordo com a assessoria de imprensa da AARI, a primeira aeronave Il-76TD-90VD pousou com sucesso no novo aeródromo Progress em 7 de novembro, levando 82 passageiros e 6,6 toneladas de carga da Cidade do Cabo (África do Sul). No percurso, a aeronave percorreu uma distância de 5,3 mil km em 6,5 horas. Entre os passageiros da aeronave estavam integrantes da 68ª Expedição Antártica Russa, além de especialistas da Zapsibgazprom, responsáveis ​​pela construção de um novo complexo de invernada na estação Antártica Vostok.

A primeira pista da estação Progress foi lançada em 2012, mas só podia receber aeronaves de pequeno porte, proporcionando voos entre estações, bem como entrega de pequenas cargas e trabalhadores sazonais.

O comprimento da pista do novo aeródromo é de 3 km e a largura é de 100 m. Devido às suas características, o aeródromo pode acomodar aeronaves de transporte pesado do tipo Il-76. Nesta temporada, estão previstos quatro voos Cape Town – Progress – Cape Town, que entregarão construtores e cargas para a construção de um complexo de invernada na Estação Vostok.

A Expedição Antártica Russa (RAE) é uma expedição em operação contínua da AARI na Antártida. Invernantes e equipes sazonais que trabalham durante o verão antártico participam do RAE.

Na Antártida, a equipe do Instituto monitora constantemente as mudanças no ambiente natural em cinco estações de pesquisa durante todo o ano: Novolazarevskaya, Bellingshausen, Mirny, Progress e Vostok. Durante o verão, eles realizam trabalhos nas bases de campo sazonais Molodyozhnaya, Druzhnaya-4, Oasis Banger, Russkaya e Leningradskaya.

O Arctic and Antarctic Research Institute (AARI) é um dos principais centros de pesquisa do mundo para o estudo das regiões polares da Terra. O Instituto realiza todo o ciclo de trabalho em altas latitudes no interesse da Federação Russa e das empresas comerciais. As subdivisões científicas do instituto estão envolvidas em pesquisas fundamentais e aplicadas sobre clima, processos na atmosfera, espaço próximo, ambiente marinho e cobertura de gelo. AARI é a operadora estatal para a organização e implementação de atividades no Ártico e Antártico.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Entregues os 2 primeiros King Air 260 de treinamento da grande...

0
A aeronave, que foi designada como T-54A, passa a substituir a frota de aeronaves T-44C Pegasus na Estação Aérea Naval Corpus Christi.