Início Aeroportos

Aeroporto Santos Dumont terá R$ 400 milhões em investimento para melhorias e modernização, incluindo EMAS

Imagem: vitormarigo, via Depositphotos

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) informa que o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), vai receber R$ 400 milhões em investimentos para melhorias e modernização até 2027.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 2 de setembro, pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e pelo presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Rogério Barzellay. Os repasses serão para atender a demanda e crescimento de movimentação de passageiros, aumentar a segurança e agilidade do tráfego de aeronaves no solo e modernizar o terminal.

“Começamos agora esse grande plano de investimentos aqui no Santos Dumont, que vai melhorar toda a infraestrutura aeroportuária, para cada vez mais recebermos bem o turista que vem para o Rio de Janeiro, e também a população do Estado”, afirmou o ministro após a assinatura do documento que libera o repasse da verba.

Costa Filho também disse esperar fazer uma reunião, entre o mês de novembro e dezembro, com o presidente da Infraero, com o governador do estado e o prefeito da cidade do Rio para discutir o crescimento da aviação no estado.

“Estamos tendo crescimento na aviação no Estado. Santos Dumont, com grande potencial, e o Galeão, que esse ano deve ultrapassar 14 milhões de passageiros, com um crescimento também de turistas internacionais, que teve alta de mais de 20%”, ressaltou.

O ministro encerrou sua participação afirmando que o governo está pensando no crescimento da aviação não apenas para 2025, mas para os próximos cinco anos.

Obras e melhorias

Com os investimentos, está prevista a implantação do sistema EMAS (Engineered Material Arresting System) de parada de aeronaves, igual feito recentemente no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), com uma área de segurança nas cabeceiras da pista de pouso e decolagem para reduzir a possibilidade de acidentes e aumentar a segurança dos passageiros.

Estão previstas também a reforma e ampliação das salas de embarque e desembarque remotas e dos sanitários, ampliação e modernização do sistema de tv e vigilância do local (STVV), substituição de escadas rolantes e elevadores, novo sistema de inspeção de bagagens despachadas, entre outros.

Os valores também serão usados para a pista de taxiamento de aeronaves, para prover o aeroporto de uma infraestrutura compatível com a realidade operacional e com as demandas futuras, reduzindo significativamente os custos com manutenção de pavimentos do aeroporto.

Informações do Ministério de Portos e Aeroportos

Sair da versão mobile