Um longo voo de um jatinho com destino à Arábia Saudita foi comemorado pelo Aeroporto Internacional São Paulo Catarina, um dos novos hubs da aviação executiva brasileira.
O recorde foi registrado no aeroporto São Paulo Catarina, que tem o maior número de aviões executivos no país. O terminal foi construído totalmente pela iniciativa privada e está localizado em São Roque, no interior paulista. Recentemente, foi homologado para voos internacionais (apenas executivos), abrindo possibilidades para diversos donos de aviões privados no país.
Eis que agora, meses após o início dos voos internacionais, um recorde foi batido: um voo de 13 horas de duração entre o Catarina e Jidá, na Arábia Sauditam foi completado com um jato Gulstream G6550 (o mesmo da foto abaixo).
A cidade árabe é conhecida pela sua importância econômica e também por ser um ponto de passagem para muitos peregrinos que vão para Meca, que é vizinha. No entanto, por ser um voo privado, o motivo pelo qual a rota foi realizada não foi informado publicamente.
Ao todo, o jato G550, registrado nos EUA com a matrícula N880SR e que leva até 19 passageiros, percorreu 10.975 quilômetros, sendo o voo mais longo feito a partir do aeroporto privado paulista até agora.