Início Aeroportos

Aeroporto de Campinas recebe 5,5 milhões de vacinas da Covid na véspera do Natal

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 747-400F Kalitta Air Nariz Aberto
Pátio de cargas do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)

O quarto lote de imunizantes da Covid-19 chega em voo que irá pousar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na próxima quinta-feira, 24 de dezembro. Os três carregamentos anteriores, enviados também em dezembro pela biofarmacêutica Sinovac Biotech, de Pequim, desembarcaram no Aeroporto de Cumbica, na cidade de Guarulhos (SP).

O Governador João Doria confirmou para a véspera do Natal a chegada de insumos para que o Instituto Butantan assegure mais 5,5 milhões de doses da vacina contra o coronavírus. Além deste carregamento, outros dois devem desembarcar no país na última semana do ano.

A quantidade a chegar ao estado de São Paulo representando o maior lote já desembarcado no Brasil. Com isso, o estado terá até 31 de dezembro, ainda este ano, 10,8 milhões de doses da vacina contra a COVID-19 em solo brasileiro, segundo Doria. O Plano Estadual de Imunização começa no dia 25 de janeiro.

As duas remessas anteriores garantiram 3,12 milhões de doses ao Butantan. O novo carregamento é formado por 2,1 milhões de doses já prontas para aplicação e mais 2,1 mil litros de insumos, correspondentes a 3,4 milhões de doses. Os carregamentos finais de 2020 estão previstos para os dias 28, com 400 mil doses, e 30, com mais 1,6 milhão de doses.

A parceria entre o Butantan e o laboratório da China é desenvolvida desde o dia 10 de junho. “Passados seis meses, nós temos a vacina sendo produzida e estoque para atender o Brasil”, afirmou o Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. “Preciso agradecer a cada um dos 2,6 mil funcionários do Butantan. São pessoas que se desdobram dia e noite para que este conjunto de ações possa continuar acontecendo”, reforçou.

O estudo clínico conclusivo da vacina do Butantan será divulgado nesta quarta-feira, 23 de dezembro. Com os resultados, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai receber tanto o pedido de registro definitivo como o pedido para uso emergencial. O imunizante foi testado em 16 centros de pesquisa clínica com cerca de 12,5 mil participantes.

Em novembro, a revista científica Lancet, uma das mais importantes no mundo, publicou os resultados de segurança da Coronavac nas fases 1 e 2, realizados na China, com 744 voluntários. A publicação mostrou que a vacina é segura e tem capacidade de produzir resposta imune em 97% dos casos no prazo de até 28 dias após a aplicação.

Informações do Governo de São Paulo

Sair da versão mobile