Aeroportos brasileiros têm iniciativas de vanguarda pela redução de emissões de carbono

Iniciativas em curso e que já representam boas práticas de redução das emissões de carbono em aeroportos no Brasil serão apresentadas ao público do ACI AIRPORT DAY BRASIL, primeiro evento organizado pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) no Brasil, e que acontecerá no dia 3 de maio de 2022, no auditório do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.

Os diretores de BH Airport, Kleber Meira, RIOgaleão, Alexandre Monteiro, e Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, participarão do painel “Aeroportos brasileiros e o desafio da descarbonização do setor”, mediado pela diretora de Sustentabilidade,  Meio Ambiente e Assuntos Legais de ACI World, Juliana Scavuzzi.

Na ocasião, os executivos apresentarão os resultados mais recentes das iniciativas socioambientais realizadas pelos aeroportos. Entre elas, as ações implementadas para a obtenção da certificação ACI Airport Carbon Accreditation (ACA), que avalia e reconhece de forma independente os esforços dos aeroportos para gerenciar e reduzir suas emissões de carbono por meio de 6 níveis de certificação: ‘Mapeamento’, ‘Redução’, ‘Otimização’, ‘Neutralidade’, ‘Transformação’ e ‘Transição’.

“Os aeroportos, independentemente do tamanho ou localização, estão buscando diminuir seu impacto ambiental e contribuir para a meta global da indústria de reduzir a zero as emissões de carbono até 2050. É uma satisfação para ACI contribuir para este debate, dando destaque às experiências bem-sucedidas dos aeroportos brasileiros e nos colocando à disposição para cooperar, a partir de nossa expertise global”, afirma Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC, o escritório regional do Conselho Internacional de Aeroportos na América Latina e Caribe.

BH Airport

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é certificado pelo programa de ACI Airport Carbon Accreditation (ACA) no nível 2 , de “Redução”, e em 2021 recebeu o prêmio ACI Green Airport Recognition pelo projeto Coleta Seletiva Solidária. A iniciativa já alcançou mais de 1.600 toneladas de resíduos doados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamare) de Lagoa Santa, cidade do entorno do aeroporto, gerando renda para 27 famílias, que comercializam os resíduos. O aeroporto também opera um sistema de reuso de água e utiliza energia elétrica de fonte 100% renovável.

“No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, o ESG é um importante pilar estratégico e diversas iniciativas ambientais, sociais e de governança estão em prática e também no nosso planejamento de 2022. Quando o assunto é o meio ambiente, é importante destacar que o aeroporto está classificado no nível redução entre os aeroportos certificados na América Latina e Caribe, pelo Airport Carbon Accreditation (ACA). Para alcançar esse patamar, o aeroporto adota processos eficazes de descarbonização em seus projetos do ponto de vista da gestão de efluentes, consumo de combustíveis e eficiência energética, mitigando os impactos de sua operação”, afirma Kleber Meira, CEO de BH Airport.

RIOgaleão

O Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão  recebeu em 2021 a certificação do programa de ACI Airport Carbon Accreditation (ACA) no nível 1 , de “Mapeamento” em reconhecimento ao trabalho de levantamento dos dados de emissão de CO2. O RIOgaleão tem desenvolvido diversas iniciativas sustentáveis desde o início da concessão, em 2014, entre elas o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que destinou, até o momento, mais de 8.170 toneladas de resíduos recicláveis para cooperativas de recicladores da região.

No mesmo período, a concessionária também encaminhou 7.980 toneladas de resíduos orgânicos para compostagem. Em relação ao trabalho de promoção da consciência ambiental, o aeroporto desenvolve o projeto Conexão Escola nas comunidades de seu entorno com o objetivo de fazer com que jovens e crianças sejam agentes transformadores, multiplicando os conhecimentos adquiridos no projeto sobre como cuidar do meio ambiente.

“Os resultados positivos conquistados ao longo dos últimos anos são fruto do nosso comprometimento com a sustentabilidade. Nossas ações são perenes, e contam com o apoio de toda a comunidade aeroportuária. Estamos muito orgulhosos com a atuação de toda a nossa equipe e parceiros. Queremos reforçar que é possível conduzir o negócio de forma sustentável e com respeito ao nosso planeta”, destaca Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão.

Zurich Airport Brasil

Administradora do Aeroporto Internacional de Florianópolis, do Aeroporto Internacional de Vitória e do Aeroporto de Macaé, a Zurich Airport Brasil recebeu em 2021 o prêmio Green Airport Recognition, de ACI, pelo desenvolvimento de um sistema de mapeamento de gases do efeito estufa (GEE), por meio do qual dados de emissões, rastreados em tempo real, auxiliam  as tomadas de decisão para a redução na pegada de carbono.

Outras ações também contribuem para a redução das emissões atmosféricas, como utilização de drones para fiscalização de pátio, instalação de postos de abastecimento para veículos elétricos no estacionamento, utilização de bicicletas para deslocamento dos fiscais de pátio em área operacional, entre outros. 

“As iniciativas socioambientais compõem um dos pilares da nossa empresa. Temos trabalhado em diversas frentes em prol de aeroportos sustentáveis, seguindo a nossa Política de Sustentabilidade e o comprometimento com a baixa pegada de carbono, redução de emissões atmosféricas e dos impactos em mudanças climáticas”, conclui Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Informações da ACI

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias