Aeroportos de Brasília e Viracopos comentam as expectativas para este feriado

Imagem: Inframerica

As empresas concessionárias dos aeroportos de Brasília e de Viracopos/Campinas (SP), respectivamente o segundo e o terceiro mais movimentados terminais do Brasil, comentam sobre as expectativas para o feriado de Corpus Christi.

Brasília

A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, estima que cerca de 165 mil passageiros passem pelo terminal brasiliense entre os dias 15 a 20 de junho. A expectativa é que o movimento deste feriado prolongado seja 20% maior quando comparado com o mesmo feriado estendido de 2021.

A movimentação aérea prevista para o período é de 1.341 pousos e decolagens. Para atender a demanda, seis voos extras foram adicionados à malha aérea do Distrito Federal. Os dias com maior concentração de voos serão nesta quarta-feira, dia 15, e na segunda-feira, dia 20.

A concessionária calcula que nestes dias de maior movimento circulem pelo terminal brasiliense uma média diária de aproximadamente 33 mil passageiros. Os maiores fluxos estão concentrados nos horários entre 7h e 10h e das 19h às 22h.

Os voos nacionais mais procurados partindo de Brasília são para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador.

As rotas diretas da capital federal para o exterior também devem movimentar a área internacional do aeroporto neste feriado. Os destinos operados diretos de Brasília são para Miami, Orlando, Lisboa, Panamá, Cancun e Buenos Aires. Um total de 7,3 mil pessoas devem viajar para o exterior neste feriado prolongado.

Com essa previsão de movimento, a concessionária orienta os passageiros a chegarem no aeroporto com 2h de antecedência e lembra que vem mantendo todas as medidas sanitárias contra a Covid-19. Conforme determinação da Anvisa, o uso de máscaras em salas de embarque e nas aeronaves segue obrigatório.

Viracopos

Desembarque Aeroporto Internacional de Viracopos
Aeroporto Internacional de Viracopos

A Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informa que o Aeroporto Internacional de Viracopos deve receber 196 mil passageiros entre os dias 15 e 20. No mesmo período de seis dias estão previstos 1.419 pousos e decolagens de aeronaves de passageiros na pista do aeroporto.

Além do movimento intenso de aeronaves de passageiros, também estão previstos para o mesmo período mais 223 pousos e decolagens de aeronaves cargueiras de 20 companhias aéreas nacionais e internacionais que, somados aos voos de passageiros, totalizam 1.642 movimentos operacionais na pista.

Os dias de maior movimento de passageiros neste período de seis dias devem ser registrados nesta quarta-feira (15/06), com 42,7 mil pessoas, e na segunda-feira (20/06), com a expectativa de 43,2 mil pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.

Os dias de maior movimento de aeronaves na pista durante o feriado prolongado devem ser registrados nesta quarta-feira (15/06), com 324 pousos e decolagens, e na segunda-feira (20/06), com 323 movimentos operacionais.

O horário de maior pico de movimento de pessoas nesta quarta-feira (20/04) deve ser registrado entre 17h e 23h30. Já na segunda (20/06), os horários de maior movimento de passageiros devem ficar entre 5h e 8h.

Entre os destinos mais procurados estão as capitais do Nordeste e do Norte do país, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória, cidades do interior de São Paulo, além de Forte Lauderdale (EUA), Orlando (EUA) e Lisboa (POR).

A operação especial dos feriados prolongados conta com o aumento no número de colaboradores, como atendimento aos passageiros (Posso Ajudar?), segurança, manutenção, limpeza e plantão gerencial. As lojas, cafés, lanchonetes e restaurantes espalhados pelo aeroporto também se preparam para o aumento da demanda previsto para os dias de pico de passageiros.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, o movimento de voos internacionais por parte das companhias aéreas já começa a aumentar, porém, de forma gradativa e seguindo todas as exigências sanitárias impostas pela Anvisa, como o uso obrigatório de máscaras durante os voos. Estão previstos 37 voos internacionais no período de quarta-feira (20/06) a segunda-feira (20/06), sendo 18 de chegada e 19 de partida.

Os 37 voos internacionais de chegada e de partida devem transportar 10,7 mil passageiros pelo terminal internacional, sendo que o dia de maior movimentação deve ser registrado na quinta-feira (16/06), com 2.059 pessoas embarcando ou desembarcando.

Informações da Inframerica e da Aeroportos Brasil Viracopos

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Após Emirates abandonar país africano, político afirma: “Ela é muito cara...

0
A saída conturbada da Emirates de um país africano levou ao desdém de um antigo político, que afirmou que a empresa árabe não fará falta.