Aeroportos de Recife e Cuiabá são os mais pontuais da América em suas categorias

Aeroporto do Recife – Imagem: Hesíodo Góes / SETUR Pernambuco

O Aeroporto Internacional do Recife Guararapes – Gilberto Freyre, administrado pela Aena Brasil, e o Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT), administrado pela COA – Centro Oeste Airports, ficaram entre os melhores do mundo em 2021 em pontualidade das operações, considerando, respectivamente, as categorias dos terminais de médio porte e pequeno porte.

A constatação é do levantamento The On-Time Performance Report, realizado pela consultoria Cirium – uma das mais importantes do setor aéreo. Dentro da mesma categoria, os aeroportos de Recife e Cuiabá também obtiveram as maiores pontuações de toda a América em suas categorias.

A pontualidade dos voos é utilizada como critério de avaliação porque é um indicador que também aponta para a capacidade operacional do aeroporto, a qualidade do serviço prestado e a eficiência no atendimento aos passageiros e às companhias aéreas.

A Cirium atesta que a avaliação é feita de forma independente por consultores especializados, que têm conhecimento sobre o funcionamento da aviação civil, mas não estão ligados a nenhuma empresa.

Recife

De acordo com o relatório “2021 Winner – The Platinum Award Operational Excellence”, o terminal do Recife foi o mais bem avaliado do país entre os médios, superando a marca de 90% de pontualidade dos voos, levando em conta pousos e decolagens.

O ranking dos aeroportos de médio porte apresenta os 20 mais pontuais do mundo. Além do Recife, outros terminais brasileiros que figuram na lista são o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na 7ª posição; o Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), na 11ª; o Tancredo Neves, em Confins (MG), na 12ª; e o Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), na 20ª.

Veja a seguir a classificação completa:

Cuiabá

Imagem: Rodrigo Santos / CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Outras duas categorias foram avaliadas pela Cirium: aeroportos de grande porte e aeroportos de pequeno porte. Nos de grande porte, nenhum terminal brasileiro figura entre os 20 mais pontuais do mundo, enquanto entre os de pequeno porte, há três.

O de Cuiabá – Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT), ficou na 6ª posição mundial, sendo assim o líder no Brasil; o Eurico de Aguiar Salles, em Vitória (ES), ficou na 7ª; e o Val-de-Cans, em Belém (PA), na 16ª:

Com informações da Aena Brasil e da Cirium

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Movimento de grandes aviões é mostrado ao vivo hoje no aeroporto...

0
O local é um dos aeroportos mais movimentados do Reino Unidos, recebendo grandes aviões durante todo o dia, incluindo o Airbus A380.