Aeroportos do Ceará têm quarta alta seguida de movimentação de passageiros em 2022

Aeroporto Internacional de Fortaleza – Imagem: Portal da Copa, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

O Aeroporto Internacional de Fortaleza registrou em abril a quarta alta seguida de movimentação de passageiros no ano e atingiu 94,01% no acumulado do primeiro quadrimestre de 2022. Embarcaram ou desembarcaram pelo Terminal 1.858.112 passageiros na soma dos primeiros quatro meses do ano, ante 957.731 do mesmo período de 2021.

Considerando todo o Ceará, a movimentação de passageiros pelos aeroportos cresceu 93,95% no primeiro quadrimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento foi realizado pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).

Fortaleza conta hoje com voos diretos para Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Congonhas/SP, Curitiba, Galeão/RJ, Guarulhos/SP, Juazeiro do Norte, Manaus, Natal, Parnaíba, Recife, Salvador, São Luís, Teresina e Jericoacoara. Já os destinos internacionais são para Lisboa, com voos diários realizados pela TAP, e Paris, pela Air France, que representam 52% do total de visitantes estrangeiros para Fortaleza em voos diretos.

O restante dos estrangeiros chega ao Ceará por outros portões, como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Natal. Como os aeroportos de Lisboa e Paris também são Hubs aéreos, propiciam ainda a vinda de turistas internacionais vindos de outros países.

“Esses números são reflexo de um trabalho constante de promoção do destino Ceará nos mercados prioritários, nacionais e internacionais”, destaca o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho. Além disso, ele aponta a cotação do dólar como um dos fatores determinantes para a procura pelo estado. “O dólar alto faz com que menos brasileiros viajem para fora do País. Ao mesmo tempo, é fator atrativo para o fluxo de estrangeiros”, pontua o secretário.

Informações do Governo do Ceará

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias