Pelo sétimo mês consecutivo, Aeroporto de Viracopos registra alta de passageiros

Terminal Aeroporto Viracopos
Terminal do Aeroporto Internacional de Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou em novembro a sétima alta consecutiva de movimentação de passageiros em relação ao mês anterior. Com isso, o terminal mantém o indicativo de retomada gradual de passageiros por parte das companhias aéreas.  

O aeroporto registrou em novembro o movimento de 754.419 passageiros, ante 701.506 pessoas de outubro, 564.753 em setembro, 454,2 mil em agosto, 383,2 mil em julho, 305,4 mil em junho, 226,5 mil em maio e 150,5 mil em abril (menor movimentação do ano).

A previsão é que o mês de dezembro apresente nova alta, podendo chegar a mais de 800 mil passageiros. 

Apesar de ainda apresentar queda da movimentação de passageiros de 12% na comparação entre novembro de 2020 e novembro de 2019 (que teve 867.035 mil passageiros), houve aumento de quase 9% na comparação entre outubro e setembro deste ano. 

Já no acumulado dos 11 primeiros meses do ano de 2020, a queda ainda é de 38,9% em relação ao mesmo período de 2019. Até o mês de fevereiro de 2020, Viracopos vinha apresentando altas seguidas de passageiros, chegando a obter série histórica de 18 altas mensais seguidas.

Em janeiro deste ano, por exemplo, o aeroporto chegou a transportar 964.792, com crescimento de 8,35% em relação a janeiro de 2019.   

Em 2019, Viracopos registrou recorde histórico de movimentação de passageiros para um ano, com 10,5 milhões de pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.  

A queda brusca ocorreu principalmente nos meses de março e abril por causa da pandemia. No entanto, desde maio a recuperação vem ocorrendo de forma gradual, como mostra a evolução de movimento de aeronaves e de passageiros.  

Pousos e decolagens

Aérea Terminal TECA Aeroporto Internacional Viracopos
Imagem: ABV Aeroportos Brasil Viracopos

A recuperação no setor de aviação apresenta tendência de crescimento gradual e lenta após uma queda brusca registrada a partir de março por causa da pandemia.  O aeroporto chegou a ter queda do número de voos de passageiros de 330 movimentos (pousos e decolagens) por dia, em média, para 34 por dia (em março) e 56 por dia (em abril).  

No mês de maio, houve pequeno crescimento para 72 pousos e decolagens por dia. Já em junho, houve nova elevação por parte das companhias aéreas, chegando a 84 pousos e decolagens por dia, em média. Em julho, o movimento diário chegou próximo de 130 pousos e decolagens/dia.   

Já em agosto, os movimentos diários de pousos e decolagens chegaram a 165 e, em setembro, foram aproximadamente 190 movimentos/dia. Em outubro, foram 240 pousos e decolagens diárias, em média.   

Já no mês de novembro, a média diária de pousos e decolagens chegou a 275 movimentos por dia.

Informações da Aeroportos Brasil Viracopos

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Sem demanda por causa da guerra, Aeroporto de Tel Aviv fecha...

0
O Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, fechará temporariamente um dos seus terminais a partir desta sexta, com previsão de reabertura para 2025.