Agenda de voos indica possível retorno do Boeing 737 MAX às operações na China

Boeing 737 MAX 8 – Imagem: N509FZ, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Em um possível retorno das operações com Boeing 737 MAX 8 na China, o sistema de reservas da China Southern Airlines passou a exibir dois voos operados com o modelo de aeronave na próxima sexta-feira (13). 

Os voos domésticos estão programados entre Guangzhou e Zhengzhou, com uma operação adicional entre Guangzhou e Wuhan, conforme noticia a Reuters. Isso marcaria o primeiro voo comercial do Boeing 737 MAX na China desde que o tipo foi parado em 2019.

No entanto, essa não é a primeira vez que a companhia aérea agenda voos com o modelo e ensaia sua volta aos céus. Em outubro passado, a China Southern iniciou os trabalhos de preparação em pelo menos três de seus 737 MAX 8 que estavam em conservação.

Após as intervenções, os sistemas de reservas da empresa mostraram que os jatos estavam programados para voar entre Guangzhou e Wuhan com escala em Zhengzhou, entretanto os voos foram cancelados e nenhuma declaração foi dada.

Em outubro do ano passado, um Boeing 737 MAX da MIAT Mongolian Airlines pousou em Guangzhou, China, completando o primeiro voo do modelo na China após quase quatro anos de suspensão de serviço no país asiático, sem que nenhuma notícia oficial sobre a volta definitiva do modelo aos céus da China fosse veiculada ou a Administração de Aviação Civil da China (CAAC) emitisse um parecer a respeito. 

O 737 MAX foi aterrado em março de 2019 após acidentes fatais na Indonésia e na Etiópia, mas voltou ao serviço em todo o mundo, com exceção da China e da Rússia, após modificações na aeronave e treinamento de pilotos.

Antes da paralisação, as operadoras chinesas possuíam 97 aeronaves do tipo em suas frotas, de acordo com dados da Cirium em 2019. Outras 138 aeronaves fabricadas para companhias aéreas chinesas estavam nos Estados Unidos esperando para serem entregues, conforme anuncio da Boeing em outubro passado, e parte dessa frota estaria sendo vendida para outras empresas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Refugiada angolana no aeroporto de Guarulhos faz oferta a policial ao...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); A Polícia Federal informou nessa quarta-feira, 1º de fevereiro, que prendeu, na terça-feira, em ações...