Agentes de segurança pública do Pará agora estão aptos a operar drones em ações

Imagem: Governo do Pará

Na última semana, foi promovida a primeira capacitação para a utilização estratégica de Aeronave Remotamente Pilotada, popularmente conhecida como drone, na atuação dos órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública do Pará (Sieds)

O curso, realizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), começou no dia 5 de dezembro e foi concluído na última sexta-feira (9), totalizando 56 horas com atividades práticas e teóricas para 32 servidores, em Belém. 

As aulas teóricas ocorrem no auditório do Graesp, e abordam temáticas como o registro com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), credenciamento com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), preparo de documentação especial, conhecimento aeronáutico e responsabilidade civil, por exemplo. 

Durante a prática, vamos utilizar um campo de treinamento e executar atividades correspondentes a cada órgão da Segurança Pública, sendo possível realizar área de levantamento e busca de pessoas perdidas, por exemplo”, explica o coordenador e instrutor do curso, coronel Alessandre Frances do Corpo de Bombeiros Militar, atualmente em serviço no Graesp. 

O diretor do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, coronel Armando Gonçalves destaca que a Segurança Pública do Estado atua por meio de três pilares: integração, investimentos e inteligência. Portanto, a capacitação é uma extensão dos investimentos realizados para qualificar as ações de segurança.

Imagem: Governo do Pará

Desta vez, são avanços na utilização do sistema tecnológico, por meio das Aeronaves Remotamente Pilotadas, que garante mais eficiência nas operações efetuadas pelos agentes, tendo assim a redução de risco proporcionado por determinados ambientes, além do menor custo financeiro no desempenho das atividades”, afirmou o coronel Armando Gonçalves.

A turma é formada por agentes dos Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública do Pará, Polícia Militar (PMPA), Polícia Civil (PCPA), Polícia Científica (PCEPA), Corpo de Bombeiros Militar (CBMPA), Departamento de Trânsito (Detran) e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). 

No Graesp, por exemplo, o equipamento pode realizar o levantamento topográfico, que por vezes é demandado por órgãos do Governo do Pará e executado com a utilização de helicópteros. Neste caso, a aeronave poderá ser utilizada em outra ação, garantindo a execução do levantamento com redução de recursos financeiros, efetivo e logístico”, relata o operador Aerotático do Graesp, Sargento Carvalho do Corpo de Bombeiros Militar.

A próxima etapa da qualificação iniciará a partir desta quarta-feira (07), com aulas práticas para aperfeiçoamento no manuseio dos equipamentos. 

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias