Agora com pista de 2.690 metros, voos internacionais voltam amanhã ao Aeroparque

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Ministério dos Transportes da Argentina

Na terça-feira, 16 de março, às 16h25, o primeiro voo internacional chegará ao Aeroporto Metropolitano de Buenos Aires depois de quase dois anos. A referida operação será da Aerolineas Argentinas, chegando de Assunção, no Paraguai.

Conforme o Aviacionline publicou em artigo recente, a empresa argentina vai transferir gradativamente todas as suas operações regionais para o Aeroparque, deixando apenas os voos para Bogotá, Cancun, Madrid, Miami e Punta Cana em Ezeiza.

Até abril de 2021, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai terão parte de suas operações a partir do Aeroparque. A novidade é que o Peru também passa a integrar, com Lima, a partir de 23 de março. Até então, todos os voos da capital peruana eram feitos em Ezeiza.

No momento, a Aerolineas Argentinas será a única empresa a ter operações internacionais no Aeroparque. Estima-se que isso será alterado em breve, permitindo que aqueles que operaram voos de e para países vizinhos antes de 2019 o façam novamente. A JetSMART continuará operando seus voos de Santiago do Chile em Ezeiza, mas por enquanto não se sabe de qual aeroporto as operações internacionais da Flybondi serão programadas (Assunção, Rio de Janeiro e São Paulo).

Frequências e rotas regionais do Aeroparque a partir de 16 de março:

De Buenos Aires para:

  • Assunção: a  partir de 18 de março (5 frequências semanais no Boeing 737-700, 800 e Embraer 190).
  • Florianópolis: a  partir do dia 24 de março (2 frequências semanais). Por ser um destino sazonal, o dia 4 de abril será o último voo.
  • Lima: a  partir de 23 de março (2 frequências semanais no Boeing 737-700).
  • Rio de Janeiro: a partir de 22 de março (5 frequências semanais no Boeing 737-700 e 800).
  • São Paulo: a partir de 22 de março (6 frequências semanais no Boeing 737-700, 800 e Embraer). Desde abril, apenas o Boeing 737-800 permanece.
  • Santa Cruz de la Sierra: a  partir de 17 de março (2 frequências semanais no Embraer 190).
  • Santiago do Chile: a  partir de 23 de março (6 frequências semanais no Boeing 737-700 e Embraer 190).

A Aerolineas Argentinas planeja retomar suas operações para Montevidéu e Punta del Este do Aeroparque a partir de julho. Tudo vai depender da evolução da pandemia nos dois países, das restrições de viagens impostas pelos governos e da demanda.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Com mais capacidade para o Brasil, Iberia terá dois voos diários...

0
O Brasil será um dos grandes protagonistas da aposta da Iberia na América Latina durante o ano de 2024. A cia aérea decidiu implementar