Ainda com restrições da Covid-19, Venezuela libera voos do Brasil e mais 11 países

Rutaca Airlines, empresa venezuelana que pode voar ao Brasil em breve – Imagem: CWB Spotter

O Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC), autoridade reguladora da aviação venezuelana, publicou um comunicado na segunda-feira, 27 de junho, informando sobre a liberação de voos entre o país e outras 12 nações na América, Europa e Ásia.

Segundo o informativo apresentado, o INAC descreve que a liberação ocorre de maneira excepcional, já que a Venezuela continua buscando “garantir a saúde dos cidadãos que residem em nosso país, através de políticas que permitam mitigar os efeitos ocasionados pela pandemia gerada pela Covid-19”.

O comunicado destaca “ao público em geral, aos exploradores de transporte aéreo e às agências de viagens que continuam as restrições às operações da Aviação Comercial, Aviação Geral e Privada”, mas que de maneira excepcional, unicamente se encontram autorizadas as operações aerocomerciais para o transporte de passageiros entre a República Bolivariana da Venezuela e os países Turquia, Rússia, México, Bolívia, Panamá, República Dominicana, Cuba, Espanha, Portugal, São Vicente e Granadina, República Islâmica do Irã e República Federativa do Brasil.

Além da liberação, o INAC aproveita o comunicado para alertar que as empresas aéreas e as agências de viagens não devem comercializar passagens aéreas para rotas diferentes das aprovadas pelo Governo Nacional, bem como pede aos cidadãos que não adquiram bilhetes para rotas não autorizadas.

Como apresentado previamente pelo AEROIN, cerca de dois meses atrás o INAC realizou uma reunião virtual com a Gol Linhas Aéreas para tratar da retomada de operações entre Brasil e Venezuela, assim como a companhia venezuelana Rutaca estaria planejando voar para o Norte brasileiro.

Com informações do INAC

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias