Ainda não deve ser um adeus: A380 da Etihad Airways está próximo de retornar aos céus

Avião Airbus A380 - Etihad Airways
Imagem: Richard Vandervord / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

A empresa emiradense Etihad Airways, com sede em Abu Dhabi, acaba de reiniciar o treinamento da tripulação em seu Airbus A380, dando sinais positivos para a volta do superjumbo aos céus. Assim como muitas companhias aéreas pelo mundo, a Etihad suspendeu as operações com o modelo após o início da pandemia em 2020, quando o número de passageiros caiu e os Emirados Árabes fecharam suas fronteiras.

Em abril do ano passado, a companhia aérea anunciou a suspensão de toda sua frota de A380 por tempo indeterminado para priorizar a operação com Boeing 787 Dreamliner e do Airbus A350-1000, modelos considerados mais sustentáveis e financeiramente eficientes.

Com isso, as 10 aeronaves do modelo A380 foram enviadas para armazenamento de longo prazo em instalações especiais na França e na Espanha, onde deveriam ficar aterrados permanentemente, já que o então presidente-executivo, Tony Douglas, chegou a alertar que eles poderiam não ser reativados devido ao seu alto custo de operação e o compromisso da operadora com o meio ambiente.

No entanto, com o aumento da demanda mundial de passageiros, a companhia aérea planeja trazer alguns dos gigantes de volta muito em breve, conforme uma publicação no Twitter do especialista em aviação Zulqarnain. Na publicação (abaixo), ele diz que a Etihad acaba de começar a treinar a tripulação do A380. Ele relata que o retorno ocorrerá no próximo ano e que a data será confirmada em breve.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Aviões perdem pedaço da ponta da asa em colisão no solo...

0
No dia 27 de março, um Airbus A320neo da IndiGo colidiu com um Boeing 737 da Air India Express no Aeroporto Internacional Netaji Subhas