Ainda sem impacto do coronavírus, Azul tem ótimo fevereiro em relação ao ano anterior

A Azul anunciou hoje (09) os resultados preliminares de tráfego de fevereiro de 2020, e os números mostram que os efeitos da crise do coronavírus ainda não se fizeram presentes: o mês foi bastante bom comparativamente a 2019, com a demanda acompanhando o aumento de capacidade.

Avião Airbus A320neo Azul
Airbus A320neo

O tráfego de passageiros consolidado (RPKs) aumentou 25,1% em relação a fevereiro de 2019, frente a um aumento também de 25,1% na capacidade (ASKs), resultando em uma taxa de ocupação de 81,2%, 0,1 ponto percentual maior que o mesmo período de 2019.

Essa taxa de ocupação é resultado da uma ocupação doméstica de 81,6% associada a uma internacional de 79,9%.

“Em fevereiro vimos um crescimento na demanda de passageiros acompanhando o aumento da capacidade. Encerramos o mês com 40 aeronaves da família Airbus A320neo e quatro Embraer E2, os principais propulsores de nossa expansão de margem daqui para frente”, disse John Rodgerson, CEO da Azul.

Avião Embraer E195 E2 Azul
Embraer E195-E2

Em fevereiro, a Azul foi a companhia aérea mais pontual do Brasil, com 87,4% dos voos aterrissando dentro do horário estipulado, de acordo com a FlightStats.

A liderança em pontualidade tem forte influência da grande concentração de voos no hub de Viracopos, que é quase exclusivamente operado pela Azul, facilitando o controle dos horários, além de sofrer poucas interrupções de pousos e decolagens por conta das boas condições climáticas da região de Campinas (SP).

Veja a seguir os dados comparativos entre os meses de fevereiro de 2020 e 2019, bem como os consolidados (YTD) dos dois meses iniciais.

Tabela dados tráfego Azul fevereiro 2020 2019

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias